CSPB E NCST PARTICIPAM DO 3º FÓRUM MUNDIAL SOBRE MIGRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
O 3º Fórum Mundial será realizado em Atenas, Grécia, entre 2 e 5 de novembro, e ao qual participarão 140 países e 40 ONGs. O vice-presidente da CSPB e diretor de Relações Internacionais da Nova Central, Sérgio Arnoud, representará a NCST. O evento promovido pela CSI e pela ISP terá como temas: a realidade atual, com a retomada do desenvolvimento e seus reflexos no mercado de trabalho, a recuperação de postos de trabalho e os problemas dos trabalhadores migrantes.
O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, participará do 3º Fórum Mundial sobre Migração e Desenvolvimento, que será realizado em Atenas entre 2 e 5 de novembro, e ao qual assistirão 140 países e 40 ONGs.
Ban chegará a Atenas no dia 4 para participar do fórum, uma iniciativa proposta em 2006 pelo antigo secretário-geral da ONU Kofi Annan.
Em entrevista coletiva concedida hoje pelos organizadores, foi anunciado que a reunião abordará a integração das políticas de migração nas estratégias de desenvolvimento.
Os dois primeiros dias do encontro serão dedicados a assuntos ligados à sociedade civil e os restantes à contribuição dos Governos.
O vice-presidente da CSPB e diretor de Relações Internacionais da Nova Central, Sérgio Arnoud, representará a NCST no 3º Fórum de Desenvolvimento e Migração. Participam do encontro representantes de organizações globais de trabalhadores de todos os continentes.
O evento, promovido pela Central Sindical Internacional e ISP, Internacional de Serviços Públicos se realiza no Atenas Park Hotel nos dias 04 e 05 de novembro. Os temas em pauta são a realidade atual, com a retomada do desenvolvimento e seus reflexos no mercado de trabalho, a recuperação de postos de trabalho e os problemas dos trabalhadores migrantes. O encontro discute ainda formas de luta para garantir direitos e proteção social, previdenciária e de saúde a estes trabalhadores que migram em busca de novos postos.
A edição deste ano segue as realizadas na Bélgica em 2007 e em Manila em 2008, onde foram tratados os temas sobre os impactos da migração no desenvolvimento social e econômico e sobre o aspecto humanitário e a proteção dos direitos dos imigrantes.
Segundo os organizadores gregos, após dois anos de reuniões do fórum, foram constatadas mudanças na forma em que os Governos enfrentam o fenômeno migratório.
No fórum em Atenas, serão realizadas três mesas-redondas sobre a forma de orientar o fluxo migratório para o benefício do desenvolvimento nacional e internacional; como aproveitar a experiência do deslocamento; e o impacto da crise econômica sobre o fenômeno.
Também será estudada a situação dos imigrantes nos países receptores e após seu retorno a sua origem. O fórum de Atenas promoverá, além disso, um maior troca de dados e experiências entre as nações.
Por último, se discutirá o papel e o futuro do fórum e o México receberá a responsabilidade de organizar o evento em 2010.
Fonte: FESSERGS, Agência EFE e ISP.