Destaques
Publicado: 23/04/2010 | 12:57
GOVERNO DEVE ENCAMINHAR PROJETO DE NEGOCIAÇÃO COLETIVA AO CONGRESSO
O governo vai encaminhar ao Congresso Nacional um Projeto de Lei regulamentando o tratamento dos conflitos nas relações de trabalho entre Estado e servidores públicos federais. A informação é do secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira.
O governo vai encaminhar ao Congresso Nacional um Projeto de Lei regulamentando o tratamento dos conflitos nas relações de trabalho entre Estado e servidores públicos federais. A informação é do secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira.O objetivo é definir regras claras e consolidadas no ordenamento jurídico brasileiro, como o desdobramento da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ratificado no último dia 8 de abril pelo Congresso, resultado da mobilização de três décadas de entidades sindicais dos servidores públicos, entre elas a Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB) e a Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST).
Segundo a diretora do Departamento de Relações de Trabalho da SRH/MP, Marcela Tapajós e Silva, o texto a ser encaminhado ao Congresso Nacional deverá ser colocado em consulta pública pela Internet, nas páginas do Ministério do Planejamento. A abertura será feita para possibilitar que toda a sociedade conheça o Projeto e possa dar sugestões, dada sua importância tanto para a Administração Pública quanto para os servidores.
O projeto ainda está em debate, mas o secretário Duvanier adiantou tratar-se de uma lei geral de princípios, envolvendo o tripé Negociação Coletiva na Administração Pública/Garantia de exercício do mandato sindical/Regulamentação do exercício do direito de greve, direito que já é uma imposição constitucional.
A primeira versão do projeto, entretanto não foi aprovada pela Nova Central, que questiona o fato do debate em torno do projeto ter privilegiado apenas uma central sindical, em detrimento das demais.
Para o presidente da NCST, José Calixto Ramos, o Ministério do Planejamento erra ao não perceber que todos os debates e projetos de interesse dos trabalhadores sempre têm a participação unificada das centrais sindicais. “Portanto, justamente por essa falha, essa proposta de negociação coletiva no setor público terá dificuldades para tramitar no Congresso Nacional”, afirmou.Fonte: Nova Central
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB participa de reunião extraordinária do Instituto Servir Brasil e reforça unidade pela aprovação do PL 1893/2026 (5794 views • 07/07/2026)
02
CSPB intensifica articulação para construir consenso e viabilizar aprovação da negociação coletiva no serviço público (5461 views • 10/07/2026)
03
CSPB celebra avanço histórico da negociação coletiva e convoca mobilização nacional pela aprovação do PL 1893/2026 (5028 views • 02/07/2026)
04
CSPB repudia perseguição a dirigentes sindicais e anuncia reação política e jurídica em defesa da liberdade sindical (4947 views • 15/07/2026)
05
CSPB lança ‘Carta de Compromisso 2026’ para pautar a defesa do serviço público nas eleições (4830 views • 09/07/2026)
06
CSPB reforça articulação por consenso para viabilizar aprovação do PL da Negociação Coletiva (4745 views • 08/07/2026)
07
Nota Técnica do MPT fortalece atuação dos sindicatos na fiscalização de contratos terceirizados (4673 views • 21/07/2026)
08
FMI reconhece fracasso das privatizações e aponta nova onda estatal (4666 views • 01/07/2026)
09
CSPB amplia articulação política e convoca servidores para audiência pública decisiva sobre a negociação coletiva no serviço público (4632 views • 23/07/2026)
10