Destaques
Publicado: 10/09/2013 | 11:44
Interesses econômicos e estratégicos são os principais motivos da espionagem, afirma Dilma
“Sem dúvida, a Petrobras não representa ameaça à segurança de qualquer país. Representa, sim, um dos maiores ativos de petróleo do mundo e um patrimônio do povo brasileiro”, disse a presidenta.

por Valmir Ribeiro
Em nota oficial divulgada ontem (09), a presidente Dilma Rousseff disse que, se forem confirmados os fatos repercutidos na imprensa, fica evidenciado que a motivação das tentativas de violação e de espionagem norte-americana aos dados do Brasil, não se trata de segurança ou combate ao terrorismo, mas, sim, conseguir vantagens econômicas e comerciais, tendo como alvo a Petrobrás. “Sem dúvida, a Petrobras não representa ameaça à segurança de qualquer país. Representa, sim, um dos maiores ativos de petróleo do mundo e um patrimônio do povo brasileiro”, informou.
O programa Fantástico, da TV Globo, veiculou no último domingo (08), uma reportagem que apresentou novos documentos vazados pelo ex-consultor de informática da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA), Edward Snowden. Os documentos indicam que a rede privada de computadores da Petrobrás foi invadida pela NSA.
A nota informa que “o governo brasileiro está empenhado em obter esclarecimentos do governo norte-americano sobre todas as violações eventualmente praticadas, bem como exigir medidas concretas que afastem em definitivo a possibilidades de espionagem ofensiva aos direitos humanos, à nossa soberania e aos nossos interesses econômicos”.
A presidente Dilma disse que as tentativas de violação e espionagem de dados e informações são ilegítimas e incoerentes com a convivência democrática de países amigos. “Da nossa parte, tomaremos todas as medidas para proteger o país, o governo e suas empresas”, informou o comunicado.
Fonte: SECOM/CSPB com informações da Agência Brasil
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB denuncia sabotagem e tomará providências após retirada do PL 1893/2026 da pauta da Câmara (4500 views • 12/08/2026)
02
CSPB celebra vinculação do Sindsprev-RJ e amplia força na defesa dos serviços públicos (4487 views • 13/08/2026)
03
CSPB e Centrais Sindicais avançam no diálogo com o PL para destravar votação do PL 1893/2026 (4287 views • 20/08/2026)
04
SC: No II Encontro Jurídico da NCST-SC e Fetramesc, CSPB destaca Negociação Coletiva e atuação sindical (4282 views • 17/08/2026)
05
CSPB une forças pelo fim da contribuição previdenciária de aposentados e reafirma apoio à ‘Carta de Brasília’ (4279 views • 14/08/2026)
06
Movimentos preparam o 30/8, Dia Nacional de Mobilização pelo Fim da Escala 6×1 (4002 views • 19/08/2026)
07
Lula dá largada à campanha de 2026 com soberania no centro da disputa (3989 views • 17/08/2026)
08
Clã Bolsonaro deve responder por alta traição e lesa-pátria, diz chanceler (3974 views • 10/08/2026)
09
Lula chega à campanha com mais de 10 milhões de novos empregos formais (3929 views • 18/08/2026)
10