Notícias
Publicado: 19/11/2013 | 13:20
Câmara debate novas regras para concurso de gestor governamental
Na próxima quarta-feira (20), às 14h30, será realizada uma audiência pública para debater novas regras para o concurso de gestor governamental.

Na próxima quarta-feira (20), às 14h30, será realizada uma audiência pública para debater novas regras para o concurso de gestor governamental. A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, foi convidada para o debate promovido pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados. O deputado Roberto Santiago (PSD-SP), que solicitou a audiência, pede esclarecimentos sobre um concurso público, em andamento, cujo certame visa preencher 150 vagas de especialista em políticas públicas e gestão governamental.
O cargo se destaca como uma das principais carreiras de entrada no Poder Executivo. Os concursos, solicitados pelo Ministério do Planejamento, buscam posterior lotação em diversos cargos do governo, atendendo às demandas da Administração. Segundo o deputado Roberto Santiago, o atual concurso coloca a carreira “em risco”.
O deputado alega que o concurso “de forma inédita”, permite vantagens aos candidatos que tenham assumido cargo comissionado (cargos de confiança – DAS) no Poder Executivo. Com uma pontuação máxima de 660 pontos, o servidor comissionado há dez anos já inicia o processo seletivo com 200 pontos de vantagem.
Roberto Santiago alertou que “o piso para eliminação deixou de ser por disciplina, como sempre foi e passou a ser pelo conjunto de provas. Será eliminado quem não conseguir um mínimo de 30% no todo do conjunto de provas, o que tornou o processo ainda menos apurado, possibilitando a entrada no quadro de profissionais que não possuem uma formação mais acentuada”.
A audiência está marcada para o Plenário 12.
SECOM/CSPB com informações da Agência Câmara
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB participa de reunião extraordinária do Instituto Servir Brasil e reforça unidade pela aprovação do PL 1893/2026 (5801 views • 07/07/2026)
02
CSPB intensifica articulação para construir consenso e viabilizar aprovação da negociação coletiva no serviço público (5464 views • 10/07/2026)
03
CSPB celebra avanço histórico da negociação coletiva e convoca mobilização nacional pela aprovação do PL 1893/2026 (5028 views • 02/07/2026)
04
CSPB repudia perseguição a dirigentes sindicais e anuncia reação política e jurídica em defesa da liberdade sindical (4951 views • 15/07/2026)
05
CSPB lança ‘Carta de Compromisso 2026’ para pautar a defesa do serviço público nas eleições (4833 views • 09/07/2026)
06
CSPB reforça articulação por consenso para viabilizar aprovação do PL da Negociação Coletiva (4752 views • 08/07/2026)
07
Nota Técnica do MPT fortalece atuação dos sindicatos na fiscalização de contratos terceirizados (4710 views • 21/07/2026)
08
FMI reconhece fracasso das privatizações e aponta nova onda estatal (4667 views • 01/07/2026)
09
CSPB amplia articulação política e convoca servidores para audiência pública decisiva sobre a negociação coletiva no serviço público (4664 views • 23/07/2026)
10