Destaques, Notícias
Publicado: 21/05/2014 | 11:39
Emenda à MP sobre liberação classista com remuneração é aprovada na Câmara
Emenda à Medida Provisória 632/13, que garante a liberação classista com remuneração para dirigentes sindicais foi aprovada no Plenário da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (20). A CSPB, que empenhou-se na luta pela aprovação, comemora resultado.
Por Grace Maciel/Andressa Oliveira
Emenda à Medida Provisória 632/13, que garante a liberação classista com remuneração para dirigentes sindicais foi aprovada no Plenário da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (20). A Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), que empenhou-se na luta pela aprovação, comemora resultado.
A CSPB mobilizou várias entidades e lideranças para pressionarem o governo, na tentativa de aprovar a matéria. O que foi concretizado na Câmara Federal.
A emenda restitui um direito retirado dos servidores públicos em 1997. O texto estipula que a licença com remuneração para desempenho do mandato seja para dirigentes de confederação, federação, associação de classe de âmbito nacional, sindicato representativo da categoria ou entidade fiscalizadora da profissão.
A matéria foi aprovada sem alterações e permite que entidade com até 5 mil associados tenham 2 servidores liberados; para entidade com mais de 5 mil associados até 30 mil tenham 4 servidores liberados; e acima de 30 mil tenham 8 servidores liberados.
Segundo o secretário-geral da CSPB, Lineu Mazano, foi uma vitória para a classe trabalhadora. “A emenda já tinha sido excluída, e com recursos de alguns parlamentares como o dep. Roberto de Lucena, o dep. Vicentinho e outros, nós conseguimos que os recursos fossem aprovados em plenário. Nós tivemos uma importante conquista. É uma matéria de extrema importância para a organização dos trabalhadores do setor público federal. É preciso de entidades fortes com lideranças preparadas e com condições de trabalho. Estamos confiantes que teremos a vitória desta matéria no Senado, retornando um direito que foi conquista em 1990 [e retirado em 1997]”.
Para a diretora de políticas para mulheres, crianças e juventude, Cíntia Assumpção, a votação representa a valorização dos servidores públicos. “A provação da emenda representa uma maior liberdade de atuação. A CSPB foi fundamental nesse processo. Ela uniu várias carreiras do serviço público federal, e nós vamos continuar trabalhando agora no Senado, mas é uma vitória que aquece o coração de todos os servidores públicos que estão um tanto calejados. Vitória. Vitória. Vitória”. Comemora Cíntia.
Para o diretor João Paulo Ribeiro, esta vitória representa o fortalecimento para a luta sindical. Ele disse que apesar da dificuldade enfrentada na luta, e dos impasses colocados pelo governo, a união das entidades foi fundamental na obtenção do resultado satisfatório.
“ Agora estamos na tentantiva de igualar os servidores públicos federais aos demais servidores do estado e municípios que já têm esse direito. O resultado superou as expectativas. É uma causa válida que uniu todos os servidores públicos federais”. destaca o presidente do Sindfazenda, Luís Roberto da Silva.
Vários deputados destacaram a necessidade de se aprovar a emenda:
Roberto Santiago (PSD/SP): “Reconhecendo a importância dos servidores públicos de garantir um direito aos servidores públicos, seria totalmente injusto não garantir essa liberação aos servidores públicos federais”.
João Dado (SDD/SP): “Esse tema é extremamente relevante. O que é o estado brasileiro sem seus representantes, sem os servidores públicos que movem a máquina pública? É fundamental valorizar o serviço público, pois isso é valorizar o servidor”.
Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP): “Se com representante classista já é difícil conseguir alguma coisa, se tirarmos esse direito dos sindicatos fica impossível. Portanto, a luta para poder aprovar esse recurso é grande, mas estamos conseguindo”.
Tramitação
Agora a matéria segue para apreciação do Senado Federal, que terá até o dia 2 de junho para concluir a votação.
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB participa de reunião extraordinária do Instituto Servir Brasil e reforça unidade pela aprovação do PL 1893/2026 (5810 views • 07/07/2026)
02
CSPB intensifica articulação para construir consenso e viabilizar aprovação da negociação coletiva no serviço público (5474 views • 10/07/2026)
03
CSPB celebra avanço histórico da negociação coletiva e convoca mobilização nacional pela aprovação do PL 1893/2026 (5035 views • 02/07/2026)
04
CSPB repudia perseguição a dirigentes sindicais e anuncia reação política e jurídica em defesa da liberdade sindical (4963 views • 15/07/2026)
05
CSPB lança ‘Carta de Compromisso 2026’ para pautar a defesa do serviço público nas eleições (4846 views • 09/07/2026)
06
CSPB reforça articulação por consenso para viabilizar aprovação do PL da Negociação Coletiva (4758 views • 08/07/2026)
07
Nota Técnica do MPT fortalece atuação dos sindicatos na fiscalização de contratos terceirizados (4746 views • 21/07/2026)
08
CSPB amplia articulação política e convoca servidores para audiência pública decisiva sobre a negociação coletiva no serviço público (4694 views • 23/07/2026)
09
FMI reconhece fracasso das privatizações e aponta nova onda estatal (4678 views • 01/07/2026)
10