Notícias nos Estados
Publicado: 2/10/2014 | 09:58
RS: Fenajud debate PEC 59 em Porto Alegre
A construção de um Estatuto Nacional para servidores estaduais e federais do Judiciário foi o tema do Seminário “PEC 59”, que aconteceu no dia 27/9, em Porto Alegre (RS).
A construção de um Estatuto Nacional para servidores estaduais e federais do Judiciário foi o tema do Seminário “PEC 59”, que aconteceu no dia 27/9, em Porto Alegre (RS), com a participação do presidente da Fenajud, Valter Macedo, e do secretário nacional de Assuntos Jurídicos da Fenajud e coordenador-geral do SINJUS-MG, Wagner Ferreira.
Wagner abriu a palestra, apresentando o texto da PEC 59, que acrescenta o artigo 93-A à Constituição. A Proposta determina que a Lei Complementar, que deve partir do Supremo Tribunal Federal (STF), disponha sobre o Estatuto Único dos Servidores do Judiciário.
Em seguida, o dirigente listou as categorias que estão inseridas na Constituição e pontuou os eixos estruturantes que têm definido as ações da Federação em torno da PEC, como a democratização do Judiciário, a defesa do concurso público, a prevenção e proteção da saúde dos trabalhadores, a política remuneratória e o Judiciário como serviço público essencial gratuito e acessível a todo cidadão.
Os fundamentos da Proposta também foram esclarecidos por Wagner Ferreira, com destaque para a unicidade do Judiciário, a defesa do princípio da isonomia e o aperfeiçoamento da estrutura administrativa do Judiciário em benefício dos cidadãos.
“É importantíssimo alcançarmos a unicidade e o fortalecimento político da categoria, por meio da constitucionalização dos nossos servidores. Os servidores estaduais também precisam protagonizar as discussões e transformações do Judiciário, como, por exemplo, nos casos de extinção indiscriminada de cargos e funções. Isso sem falar no necessário controle da terceirização e na implantação de políticas efetivas de proteção à saúde dos servidores”, defendeu.
Um dos pontos altos do Seminário foi o esclarecimento sobre os mitos e verdades acerca da Proposta do Estatuto Único. Entre os mitos estão os de que a PEC 59 é uma proposta do governo e que vai equiparar salários, dificultar ainda mais as negociações com os tribunais e retirar direitos dos servidores estaduais e federais. As verdades que trazem benefícios para os servidores foram listadas por Wagner Ferreira:
- Unidade nacional e fortalecimento político da categoria;
- Constitucionalização da categoria dos servidores do Judiciário;
- Servidores protagonizando as discussões e transformações do Judiciário;
- Proteção contra a extinção indiscriminada de cargos e funções;
- Combate à terceirização e defesa do concurso público. (Obs. PL 4330/2004);
- Políticas efetivas de proteção à saúde dos trabalhadores;
- Política remuneratória justa e condizente com a essencialidade do serviço judiciário.
Por fim, o diretor jurídico da Fenajud falou sobre a necessidade de se entender a conjuntura nacional e munir os servidores, apontando ações efetivas, como a garantia de um servidor na composição do CNJ, a importância do voto para presidente dos tribunais, da regulamentação da Convenção 151 da OIT, entre outros.
Principais pontos abordados:
- Orçamento único para servidores e juízes;
- Projeto nos estados criando penduricalhos;
- PEC 63/2013 criando um Adicional por Tempo de Serviço (ATS);
- Nota técnica contrária à PEC 59;
- Ano eleitoral é favorável aos magistrados;
- É preciso empoderar o servidor;
- Colocar o servidor na composição do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); - Votar para presidente de tribunais;
- Democratizar a gestão dos tribunais, especialmente sobre orçamentos;
- Regulamentar a Convenção 151 da OIT, que trata da negociação coletiva no serviço público;
- Fortalecer a Fenajud, que deve protagonizar, liderar e ser referência no debate nacional sobre o Judiciário.
Fonte: Fenajud
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB denuncia sabotagem e tomará providências após retirada do PL 1893/2026 da pauta da Câmara (4490 views • 12/08/2026)
02
CSPB celebra vinculação do Sindsprev-RJ e amplia força na defesa dos serviços públicos (4480 views • 13/08/2026)
03
CSPB e Centrais Sindicais avançam no diálogo com o PL para destravar votação do PL 1893/2026 (4268 views • 20/08/2026)
04
CSPB une forças pelo fim da contribuição previdenciária de aposentados e reafirma apoio à ‘Carta de Brasília’ (4267 views • 14/08/2026)
05
SC: No II Encontro Jurídico da NCST-SC e Fetramesc, CSPB destaca Negociação Coletiva e atuação sindical (4266 views • 17/08/2026)
06
Movimentos preparam o 30/8, Dia Nacional de Mobilização pelo Fim da Escala 6×1 (3993 views • 19/08/2026)
07
Clã Bolsonaro deve responder por alta traição e lesa-pátria, diz chanceler (3957 views • 10/08/2026)
08
Lula dá largada à campanha de 2026 com soberania no centro da disputa (3955 views • 17/08/2026)
09
Lula chega à campanha com mais de 10 milhões de novos empregos formais (3907 views • 18/08/2026)
10