Notícias nos Estados
Publicado: 22/04/2015 | 08:58
PB: Fetasp estuda ação na Justiça para defender o sindicato de Brejo dos Santos
Sindicalistas discutiram as medidas judiciais a serem tomadas contra a Prefeitura Municipal de Brejo dos Santos, no sentido de que os direitos e deveres dos trabalhadores sejam garantidos.

Um encontro na manhã da última sexta-feira (17) entre Fernando Borges, presidente da Federação dos Trabalhadores em Serviços Públicos no Estado da Paraíba (Fetasp-PB) e Josean Ferreira da Silva, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Brejo dos Santos, se discutiu as medidas judiciais a serem tomadas contra a Prefeitura Municipal de Brejo dos Santos, no sentido de que os direitos e deveres dos trabalhadores sejam garantidos.
O encontro entre ambos os presidentes ocorreu na sede da Fetasp-PB, em João Pessoa. O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Brejo dos Santos já é filiado a federação e o seu presidente procurou a Fetasp-PB no sentido de unir forças para combater a política do prefeito Luiz Vieira de Almeida (PTdoB) que insiste em não cumprir as normas trabalhistas existentes na legislação.
Ficou decidido que a Fetasp-PB e o Sindicato de Brejo dos Santos acionará a Prefeitura a partir da próxima semana no Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Estadual e na Justiça Federal. Entre as irregularidades apontadas pelo sindicato estão: o não pagamento de 1/3 de férias dos trabalhadores; não pagamento do 13º salários a vários servidores municipais; não pagamento de gratificação, periculosidade, insalubridade, adicional noturno e temo de serviço, bem como o não fornecimento de equipamento de proteção individual destinado aos garis.
Uma outra ação na Justiça, que está sendo estudada, diz respeito a restituição de recursos do Fundeb gasto de forma irregular pela administração municipal.
De acordo com Josean Ferreira, presidente do sindicato, o prefeito de Brejo dos Santos é conhecido como o “campeão em descumprir as leis vigentes no país”. Segundo o dirigente sindical, a entidade de classe tem travado uma séria luta na defesa dos direitos e deveres dos funcionários. “Nos já recorremos a vários órgãos competentes, no entanto, poucas foram as conquistas. Com a Fetasp-PB, agora estamos mais unificados e fortes”, disse Josean.
Fernando Borges, presidente da Fetasp-PB informou que leis e garantias jamais devem ser descumpridas. “Não se admite que em pleno século, ainda tenhamos que conviver com fatos desta natureza. Vamos tentar um diálogo com o gestor, porém, o não atendimento e a falta de negociação, indubitavelmente levará ao caminho da Justiça, isso é o óbvio”, disse.
Fonte: Federação dos Trabalhadores em Serviços Públicos no Estado da Paraíba - Fetasp-PB
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
Tesouraço de Flávio se inspira em Milei, que levou à falência mais de 32 mil empresas (3291 views • 13/10/2026)
02
CSPB leva defesa da democracia e dos direitos sociais à mobilização em Buenos Aires (3261 views • 24/09/2026)
03
CSPB e NCST reforçam protagonismo sindical no debate sobre reforma (3100 views • 29/09/2026)
04
Site revela escândalo envolvendo Flávio Bolsonaro, orgias, presentes caros e lobby (2975 views • 01/10/2026)
05
CSPB participa de encontro internacional e destaca luta permanente em defesa da Previdência Social (2932 views • 25/09/2026)
06
Flávio Bolsonaro planeja desmonte do Itamaraty inspirado em Marco Rubio (2820 views • 02/10/2026)
07
Decisões do TSE são mais rápidas para Flávio; pedidos de Lula são travados (2768 views • 14/10/2026)
08
Flávio Bolsonaro se diz contra o fim das bets e critica Lula (2742 views • 24/09/2026)
09
Flávio Bolsonaro diz que vai usar maioria no Congresso para mudar Constituição (2643 views • 08/10/2026)
10