Notícias nos Estados
Publicado: 29/07/2015 | 08:39
PB: Fetasp reúne com agentes comunitários de saúde em Cabedelo
Na oportunidade, os profissionais pediram o apoio da federação para alguns entraves que estão ocorrendo, no que diz respeito às suas regularizações funcionais
.jpg)
O presidente da Federação dos Trabalhadores em Serviços Públicos no Estado da Paraíba (Fetasp-PB), Fernando Borges, recebeu na manhã desta segunda-feira, dia 27, uma comissão de agentes comunitários de saúde, lotados na Prefeitura Municipal de Cabedelo. Na oportunidade, os profissionais pediram o apoio da federação para alguns entraves que estão ocorrendo, no que diz respeito às suas regularizações funcionais.
Os agentes comunitários de saúde (ACS) e os agentes de combate às endemias (ACE), passaram a ter legislação própria com a Lei nº 12.944, em vigor desde 17 de julho de 2014, que definiu o piso salarial de R$ 1.014,00, para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais e diretrizes que balizarão os respectivos planos de carreira da categoria, além de apontar ações fundamentais na melhoraria das relações de trabalho dos agentes, de modo a avançar ainda mais para uma assistência à saúde com qualidade.
Segundo os agentes comunitários de saúde, o município tem cerca de 136 profissionais, todos prestando os mesmos serviços a Prefeitura de Cabedelo, porém, esses grupo veio pedir apoio para que fosse estudado a particularização dos motivos que levaram a administração anterior a revogar suas portarias de nomeações expedidas pelo próprio poder executivo local, esses agentes voltaram a ser mais uma vez prestadores de serviços ao invés de servidores do quadro, todas são lotadas na Escola Municipal João Roberto Borges de Souza, escola que tem o nome do irmão do presidente da Fetasp, morto pelo regime militar.
O presidente da federação se comprometeu em analisar todo caso, inclusive em que fase se encontra o processo que tramita na justiça e cujo recurso foi demandado pelo grupo, após as avaliações reunirá com advogados da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil, em Brasília e comunicará o caso a sua filiada.
Fernando Borges informou ainda que pretende dialogar com o prefeito Leto Viana, no sentido de encontrar uma solução para o problema independente de demanda judicial, caso contrário, irá analisar os caminhos viáveis no intuito de sanar o entrave. “Estamos tomando conhecimento agora desse problema e, na condição de presidente da federação, vamos levar ao conhecimento do sindicato local para, juntos, tentarmos resolver”, finalizou Fernando Borges.
Fonte: Ascom/Fetasp
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
Tesouraço de Flávio se inspira em Milei, que levou à falência mais de 32 mil empresas (3295 views • 13/10/2026)
02
CSPB leva defesa da democracia e dos direitos sociais à mobilização em Buenos Aires (3263 views • 24/09/2026)
03
CSPB e NCST reforçam protagonismo sindical no debate sobre reforma (3102 views • 29/09/2026)
04
Site revela escândalo envolvendo Flávio Bolsonaro, orgias, presentes caros e lobby (2977 views • 01/10/2026)
05
CSPB participa de encontro internacional e destaca luta permanente em defesa da Previdência Social (2935 views • 25/09/2026)
06
Flávio Bolsonaro planeja desmonte do Itamaraty inspirado em Marco Rubio (2823 views • 02/10/2026)
07
Decisões do TSE são mais rápidas para Flávio; pedidos de Lula são travados (2772 views • 14/10/2026)
08
Flávio Bolsonaro se diz contra o fim das bets e critica Lula (2744 views • 24/09/2026)
09
Flávio Bolsonaro diz que vai usar maioria no Congresso para mudar Constituição (2647 views • 08/10/2026)
10