Notícias nos Estados
Publicado: 30/05/2016 | 08:37
TO: "Estamos prontos para a batalha", dis presidente do Sisepe
Dirigente e representantes de outras 41 entidades participaram nesta quarta-feira (25) do lançamento do Musme-TO.

Nesta quarta-feira, 25 de maio, o Sindicato dos Servidores Públicos no Estado de Minas Gerais (Sisepe-TO) participou de um dia histórico para a luta sindical e a defesa dos direitos dos servidores públicos do Estado do Tocantins. Com a presença de 41 entidades classistas, entre Sindicatos, Associações representativas, Federações e Associações de Militares, foi lançado o Movimento de União dos Servidores Públicos Civis e Militares do Estado do Tocantins (Musme-TO).
A diretoria do Sisepe-TO marcou presença no evento que aconteceu no auditório da Assembleia Legislativa, em Palmas. Os delegados regionais, diretores de base, membros da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal fizeram questão de comparecer e reafirmaram total apoio ao Musme-TO. Também foi registrada a presença sindicalizados do interior do Estado e da Capital. No total, cerca de 200 pessoas lotaram o auditório.
Na ocasião, foi apresentada a primeira pauta conjunta a ser defendida: o pagamento dos retroativos da data-base do ano passado, bem como a incorporação do índice referente à data-base deste ano.
Segundo a Comissão Organizadora, as primeiras ações de mobilização nesse sentido, serão a convocação de Assembleias Gerais para o dia 11 de junho. “Tendo em vista o insucesso da negociação e do diálogo com o Governo, todos os Sindicatos participantes do Movimento vão convocar Assembleias Gerais para ouvir os servidores e então decidir o que será feito daqui para a frente”, esclareceu Cinthia Paula de Lima, membro da Comissão Organizadora do Musme-TO e presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia (Sindepol-TO). Também integram a Comissão: Gustavo Menezes, do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Tocantins (Sindsemp-TO) e o capitão da Reserva, Raimundo Sulino, presidente da Associação dos Militares da Reserva (Asmir).

Em seu pronunciamento, o presidente Sisepe-TO e vice-presidente da Federação Interestadual dos Servidores Públicos Municipais e Estaduais (FEsempre), Cleiton Pinheiro, reforçou o engajamento do Sindicato nas pautas defendidas pelo Musme-TO e disse que os servidores do Quadro Geral, Unitins, Adapec, Ruraltins, Itertins e Administrativos da Sefaz estão prontos para as mobilizações. “O Sisepe-TO sempre dará total apoio às iniciativas que busquem garantir e ampliar os direitos dos servidores públicos. E para que a nossa data-base seja paga, vamos até o fim. Estamos prontos para a batalha, estamos prontos para a mobilização”, argumentou Cleiton Pinheiro.
Ele informou ainda que, seguindo a orientação do Musme-TO, o Sisepe-TO convocará Assembleia Geral Extraordinária para o próximo dia 11 de junho. O edital de convocação será publicado no Diário Oficial do Estado, informando a hora e o local da Assembleia, que acontecerá em Palmas. Poderão participar todos os servidores da base representada pelo Sisepe-TO, sejam sindicalizados ou não. Os servidores que vieram do interior do Tocantins terão direito à ressarcimento e devem procurar o Sindicato para obter mais esclarecimentos a respeito.
PARTICIPAÇÃO DO SERVIDOR
Reginaldo Rodrigues é sindicalizado ao Sisepe-TO e servidor estadual do Colégio Estadual Rui Barbosa, em Araguaína. Ele, que veio até Palmas para participar do lançamento, ressaltou a importância dos servidores se engajarem e participarem das ações do Musme-TO. “Eu vim para testemunhar essa união. A partir do momento que temos um movimento único para representar todas as categorias, fica mais fácil conversar com o Governo e negociar. Porque a gente não quer que aconteça como no ano passado, quando as categorias negociaram de forma separada. Isso reduz a nossa força”, pontuou o servidor.
SAIBA MAIS SOBRE O MUSME-TO
Criado em maio deste ano, durante as reuniões conjuntas para tratar das reivindicações dos servidores estaduais, o Musme-TO é uma iniciativa que busca unificar e fortalecer a luta dos servidores. Com a união das diversas categorias profissionais e evitando negociações paralelas, o Musme-TO vai coordenar a atuação conjunta das entidades classistas. As deliberações envolverão todos os Sindicatos e Associações, no entanto, o Musme-TO será o responsável para colocá-las em prática, especialmente, no que tange à organização das mobilizações e protestos.
Fonte: Sisepe-TO
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
Tesouraço de Flávio se inspira em Milei, que levou à falência mais de 32 mil empresas (3813 views • 13/10/2026)
02
CSPB leva defesa da democracia e dos direitos sociais à mobilização em Buenos Aires (3273 views • 24/09/2026)
03
CSPB e NCST reforçam protagonismo sindical no debate sobre reforma (3109 views • 29/09/2026)
04
Site revela escândalo envolvendo Flávio Bolsonaro, orgias, presentes caros e lobby (3003 views • 01/10/2026)
05
CSPB participa de encontro internacional e destaca luta permanente em defesa da Previdência Social (2945 views • 25/09/2026)
06
Flávio Bolsonaro planeja desmonte do Itamaraty inspirado em Marco Rubio (2833 views • 02/10/2026)
07
Decisões do TSE são mais rápidas para Flávio; pedidos de Lula são travados (2795 views • 14/10/2026)
08
Flávio Bolsonaro se diz contra o fim das bets e critica Lula (2750 views • 24/09/2026)
09
Flávio Bolsonaro diz que vai usar maioria no Congresso para mudar Constituição (2660 views • 08/10/2026)
10