Notícias
Publicado: 7/11/2016 | 10:52
Clipping: "Perderam o pudor", diz Eduardo Cardozo sobre agressão ao MST
Ex-ministro da Justiça se manifesta sobre a invasão violenta da Polícia Civil na Escola Florestan Fernandes, do MST, em Guararema, Grande São Paulo.
O ex-ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo se manifestou sobre a invasão violenta da Polícia Civil na Escola Florestan Fernandes, do MST, em Guararema, Grande São Paulo, na última sexta-feira (4).Para ele, parece que "perderam o pudor" depois da destituição de Dilma Rousseff da presidência. "Não precisam nem mais das aparências jurídicas para tentar legitimar ações violentas. Com suas ações, parecem dizer: Direitos, ora ... Que direitos? Vivemos a afirmação de um Estado de exceção, a cada dia que passa. A invasão da escola nacional Florestan Fernandes é a prova disso", escreve ele.
Leia a íntegra:
"Quando a democracia foi suprimida pela destituição de uma Presidenta da República legitimamente eleita, violou-se o Estado de Direito. Para manter as aparências, utilizaram uma retórica vazia para justificar a grave violência que empreenderam contra a nossa constituição. Mas a partir daí perderam o pudor. Não precisam nem mais das aparências jurídicas para tentar legitimar ações violentas. Com suas ações, parecem dizer: Direitos, ora ... Que direitos? Vivemos a afirmação de um Estado de exceção, a cada dia que passa. A invasão da escola nacional Florestan Fernandes é a prova disso. Que fazer? Resistir. Resistir, denunciar e lutar. De forma pacificamente corajosa. Que cada um de nós saiba utilizar o espaço democrático que ainda nos resta, para protestar, conscientizar e derrotar o autoritarismo violento e intolerante. Se pensam que nos curvamos, saberemos demonstrar que estamos eretos. E que lutar pela democracia, faz bem para a alma, para a vida e para a história."
* José Eduardo Cardozo, ex-ministro da Justiça e ex-advogado
Geral da União. Advogado da Presidenta Dilma Rousseff no processo de impeachment.
Fonte: Brasil 247
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB participa de reunião extraordinária do Instituto Servir Brasil e reforça unidade pela aprovação do PL 1893/2026 (5830 views • 07/07/2026)
02
CSPB intensifica articulação para construir consenso e viabilizar aprovação da negociação coletiva no serviço público (5509 views • 10/07/2026)
03
CSPB celebra avanço histórico da negociação coletiva e convoca mobilização nacional pela aprovação do PL 1893/2026 (5054 views • 02/07/2026)
04
CSPB repudia perseguição a dirigentes sindicais e anuncia reação política e jurídica em defesa da liberdade sindical (5037 views • 15/07/2026)
05
CSPB lança ‘Carta de Compromisso 2026’ para pautar a defesa do serviço público nas eleições (4878 views • 09/07/2026)
06
Nota Técnica do MPT fortalece atuação dos sindicatos na fiscalização de contratos terceirizados (4850 views • 21/07/2026)
07
CSPB reforça articulação por consenso para viabilizar aprovação do PL da Negociação Coletiva (4777 views • 08/07/2026)
08
CSPB amplia articulação política e convoca servidores para audiência pública decisiva sobre a negociação coletiva no serviço público (4768 views • 23/07/2026)
09
FMI reconhece fracasso das privatizações e aponta nova onda estatal (4699 views • 01/07/2026)
10