Notícias
Publicado: 13/01/2017 | 07:57
União dos Policiais Brasileiros se reúne em Brasília
Os sindicalistas discutiram detalhes da mobilização a ser feita no Dia Nacional de Luta, que acontecerá em 08 de fevereiro.

Renato Dias foi o representante da FenaPRF | Foto: Sérgio Vinícius (FenaPRF)
Representantes das categorias membros da União dos Policiais do Brasil (UPB) se reuniram na sede da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), em Brasília. Os sindicalistas discutiram detalhes da mobilização a ser feita no Dia Nacional de Luta, que acontecerá em 08 de fevereiro.
Foram discutidas pelos presentes questões práticas da mobilização, para que a organização possa ser feita de maneira descentralizada mas com unidade e discurso afinado. Esta foi a terceira reunião do grupo que engloba 31 categorias da segurança pública brasileira, abrangendo desde as Guardas Municipais às polícias e instituições de alcance Federal.
A primeira comemoração do Dia Nacional de Luta das categorias da segurança pública brasileira ganhará como tema manifestações contra a Reforma da Previdência Social, que tira das classes policiais a aposentadoria por atividade de risco.
O grupo se reunirá novamente no dia 19 de janeiro para deliberar outros assuntos das mobilizações feitas em várias frentes.
Expectativa de vida menor
Segundo as novas regras, para obter aposentadoria integral, o policial terá de contribuir por 45 anos, aposentando próximo aos 70 anos de idade, excedendo a previsão de expectativa de vida do policial no Brasil que fica abaixo dos 60 anos.

Além de Renato Dias, diretor parlamentar da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF), estiveram presentes representantes da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Associação Brasileira de Criminalística (ABC), Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Associação Nacional das Mulheres Policiais do Brasil (AMPOL), Associação da Polícia do Congresso Nacional (APCN), Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol), Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (FENADEPOL), Federação Nacional dos Guardas Municipais (Fenaguardas), Associação Nacional dos Escrivães de Polícia Federal (ANEPEF); Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol/DF).
Clique AQUI e acesse o álbum de fotos da reunião.
Fonte: Agência FenaPRF
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB participa de reunião extraordinária do Instituto Servir Brasil e reforça unidade pela aprovação do PL 1893/2026 (5830 views • 07/07/2026)
02
CSPB intensifica articulação para construir consenso e viabilizar aprovação da negociação coletiva no serviço público (5509 views • 10/07/2026)
03
CSPB celebra avanço histórico da negociação coletiva e convoca mobilização nacional pela aprovação do PL 1893/2026 (5054 views • 02/07/2026)
04
CSPB repudia perseguição a dirigentes sindicais e anuncia reação política e jurídica em defesa da liberdade sindical (5041 views • 15/07/2026)
05
CSPB lança ‘Carta de Compromisso 2026’ para pautar a defesa do serviço público nas eleições (4878 views • 09/07/2026)
06
Nota Técnica do MPT fortalece atuação dos sindicatos na fiscalização de contratos terceirizados (4850 views • 21/07/2026)
07
CSPB reforça articulação por consenso para viabilizar aprovação do PL da Negociação Coletiva (4777 views • 08/07/2026)
08
CSPB amplia articulação política e convoca servidores para audiência pública decisiva sobre a negociação coletiva no serviço público (4768 views • 23/07/2026)
09
FMI reconhece fracasso das privatizações e aponta nova onda estatal (4699 views • 01/07/2026)
10