Notícias nos Estados
Publicado: 17/03/2017 | 07:41
MG: Fesempre, movimentos sociais , população e outras entidades dizem não às "reformas" da Previdência e Trabalhista
Milhares de pessoas foram às ruas em todo o País. Veja como foi a mobilização em Belo Horizonte.
.jpg)
Convocadas por Sindicatos, Federações, Confederações, Centrais e Movimentos Sociais, milhares de pessoas foram para as ruas na última quarta-feira (15/03), para protestar contra a PEC 287, que trata da Reforma da Previdência. De um lado o Governo Federal alega que a reforma é necessária para tampar o déficit da Previdência Social. De outro, as classes trabalhadora e estudantil representadas por todas as Entidades Sindicais e Movimento Sociais dizem que o déficit é um mito e que o governo maquia a situação para forçar que a Reforma da Previdência seja aprovada o quanto antes.
Belo Horizonte

Na capital mineira, segundo os organizadores da mobilização, cerca de 100 mil pessoas foram às ruas para protestar contra a Reforma da Previdência. O movimento reuniu as principais Centrais Sindicais, Sindicatos das três esferas (municipais, estaduais e federais), representantes da sociedade civil e de movimentos sociais, dentre outros.
A mobilização começou às 9h, na Praça da Estação. A Praça ficou lotada e contou com três carros de som e baterias. A diretora de Assuntos da Previdência da Federação Interestadual dos Servidores Públicos Municipais e Estaduais (Fesempre), Adriana soares, esteve presente junto com outros diretores e sindicatos filiados à Federação.
“É muito bom ver tanta gente nesse movimento contra a Reforma da Previdência e a Trabalhista. Lutamos contra prejuízos à classe trabalhadora. Não queremos 49 anos de contribuição para conseguir a aposentadoria integral. Essa proposta não é justa e só traz prejuízos para os trabalhadores. Não queremos também a aprovação do Negociado sobre o Legislado, pois vai enfraquecer as negociações coletivas”, disse Adriana Soares.
Praça 7
.jpg)
Após diversas falas, palavras de ordem e músicas, o movimento que estava concentrado na Praça da Estação, seguiu em passeata para a Praça Sete, no coração da cidade, onde outros caminhões de som, entidades, movimentos e representantes da sociedade civil, seguiam concentrados. A região ficou completamente tomada. Todas as principais Centrais Sindicais se uniram para mostrar aos presentes os prejuízos da Reforma da Previdência.
A Fesempre distribuiu adesivos de não a PEC 287 e confeccionou faixas e cartazes contra a Proposta. Nessa fase da mobilização, além da diretora Adriana Soares, o time da Federação foi reforçado com a presença do secretário-geral Interestadual, Hermes Rocha, o assessor sindical, Afonso Donizeti, o assessor educacional, Silvério do Prado, a diretora Interestadual de Assuntos da Mulheres, Joelísia Feitosa, dentre representantes de outros sindicatos filiados.
Feitosa falou, em cima de um caminhão de som, em nome da Federação, sobre a PEC 287. “A Reforma da Previdência vem para devastar os direitos da classe trabalhadora. Ela traz prejuízos, principalmente, para as mulheres que possuem jornadas duplas de triplas. Precisamosnos organizar e realizar diversos atos como esse para não deixarmos que propostas prejudiciais como essas passem no Congresso Nacional”, afirmou Joelísia Feitosa.
Passeata

Após a concentração na Praça Sete os manifestantes seguiram em passeata para Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Mesmo com o sol forte, um verdadeiro “mar de pessoas” se formou na Avenida Amazonas. Manifestantes pediam a saída do Presidente Michel Temer do Governo e gritavam palavras de ordem contra a Reforma da Previdência e a Trabalhista.
ALMG


Às 14h, foi realizada no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira da ALMG, uma Audiência Pública que contou com a presença de deputados estaduais mineiros e o ex-ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas.
“Antes de tirarmos direitos dos trabalhadores, precisamos pensar em cobrar os devedores e em reduzir a renúncia fiscal. Na crise em que o País está, retirar direitos vai destruir a população”, disse Gabas durante a Audiência Pública.
A audiência teve a duração de 2h30. Todos os deputados federais mineiros serão convidados para um evento na próxima segunda-feira (20/03), na ALMG, às 9h. O objetivo é que eles compareçam e se posicionem perante a sociedade sobre a Reforma da Previdência.
Clique aqui e confira as fotos da mobilização.
Fonte: Federação Interestadual dos Servidores Públicos Municipais e Estaduais - Fesempre
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB denuncia sabotagem e tomará providências após retirada do PL 1893/2026 da pauta da Câmara (4490 views • 12/08/2026)
02
CSPB celebra vinculação do Sindsprev-RJ e amplia força na defesa dos serviços públicos (4480 views • 13/08/2026)
03
CSPB e Centrais Sindicais avançam no diálogo com o PL para destravar votação do PL 1893/2026 (4268 views • 20/08/2026)
04
CSPB une forças pelo fim da contribuição previdenciária de aposentados e reafirma apoio à ‘Carta de Brasília’ (4267 views • 14/08/2026)
05
SC: No II Encontro Jurídico da NCST-SC e Fetramesc, CSPB destaca Negociação Coletiva e atuação sindical (4266 views • 17/08/2026)
06
Movimentos preparam o 30/8, Dia Nacional de Mobilização pelo Fim da Escala 6×1 (3993 views • 19/08/2026)
07
Clã Bolsonaro deve responder por alta traição e lesa-pátria, diz chanceler (3957 views • 10/08/2026)
08
Lula dá largada à campanha de 2026 com soberania no centro da disputa (3955 views • 17/08/2026)
09
Lula chega à campanha com mais de 10 milhões de novos empregos formais (3907 views • 18/08/2026)
10