Notícias nos Estados
Publicado: 29/05/2017 | 08:54
TO: Através do Sisepe, servidores ganham na justiça direito de movimentar contas do FGTS
Treze servidores que tiveram o regime alterado de celetista para estatutário venceram ação judicial impetrada pelo Sindicato para ter acesso ao FGTS.
Treze servidores que tiveram o regime alterado de celetista para estatutário venceram ação judicial impetrada pelo Sindicato para ter acesso ao FGTS.
.jpg)
Treze servidores públicos sindicalizados ao Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (Sisepe-TO) conseguiram, através de ação judicial impetrada pelo Sindicato, o direito ao saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) após a mudança do regime trabalhista de celetista para estatutário. As decisões foram sentenciadas por dois juízes federais de primeira instância.
Os servidores trabalhavam na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) que foi transformada em autarquia de regime especial.
Segundo a ação o entendimento jurídico é consensual de que a modificação do regime equivale a dispensa sem justa causa.
“O Superior Tribunal de Justiça possui posicionamento consolidado no sentido de ser possível o levantamento do saldo da conta vinculada do FGTS quando há modificação do regime do servidor... Resolvido o contrato de trabalho com a transferência do servidor do regime da CLT para estatutário, em decorrência de leu, assiste-lhe o direito de movimentar o Fundo de Garantia”, diz a jurisprudência indicada na sentença.
Nas duas ações o entendimento dos juízes foi por condenar a Caixa Econômica Federal a autorizar o levantamento dos valores existentes nas contas vinculadas do FGTS dos servidores autores da ação impetrada pelo departamento jurídico do Sisepe-TO.
“O Sisepe-TO oferece atendimento jurídico para seus sindicalizados que tem demandas judiciais. Estamos prontos a auxiliar neste sentido a todos que precisarem de ajuda”, finaliza o presidente do Sindicato e vice-presidente da Federação Interestadual dos Servidores Públicos Municipais Estaduais (Fesempre) no Tocantins, Cleiton Pinheiro.
Fonte: Federação Interestadual dos Servidores Públicos Municipais e Estaduais - Fesempre com informações da Comunicação do Sisepe-TO
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB denuncia sabotagem e tomará providências após retirada do PL 1893/2026 da pauta da Câmara (4498 views • 12/08/2026)
02
CSPB celebra vinculação do Sindsprev-RJ e amplia força na defesa dos serviços públicos (4485 views • 13/08/2026)
03
CSPB e Centrais Sindicais avançam no diálogo com o PL para destravar votação do PL 1893/2026 (4282 views • 20/08/2026)
04
SC: No II Encontro Jurídico da NCST-SC e Fetramesc, CSPB destaca Negociação Coletiva e atuação sindical (4278 views • 17/08/2026)
05
CSPB une forças pelo fim da contribuição previdenciária de aposentados e reafirma apoio à ‘Carta de Brasília’ (4275 views • 14/08/2026)
06
Movimentos preparam o 30/8, Dia Nacional de Mobilização pelo Fim da Escala 6×1 (4000 views • 19/08/2026)
07
Lula dá largada à campanha de 2026 com soberania no centro da disputa (3982 views • 17/08/2026)
08
Clã Bolsonaro deve responder por alta traição e lesa-pátria, diz chanceler (3970 views • 10/08/2026)
09
Lula chega à campanha com mais de 10 milhões de novos empregos formais (3925 views • 18/08/2026)
10