Notícias nos Estados
Publicado: 25/09/2017 | 07:38
RN: Autoridades prestigiam abertura do XI Conefisco em Natal
O ato reuniu importantes nomes da esfera política, econômica, sindical e fiscal em âmbito regional e nacional, além de contar a presença de Auditores Fiscais ativos e aposentados do Fisco Norte Rio-grandense.

O Sindicato dos Auditores Fiscais do Rio Grande do Norte – Sindifern abriu, na última quarta-feira, 20 de setembro, o XI Congresso Estadual do Fisco do RN - Conefisco, no Hotel Holliday Inn, em Natal-RN. O evento, que seguiu até 22 de setembro, elegeu o tema: “Os desafios do Fisco no cenário de mudanças tributárias e tecnológicas”.
O ato reuniu importantes nomes da esfera política, econômica, sindical e fiscal em âmbito regional e nacional, além de contar a presença de Auditores Fiscais ativos e aposentados do Fisco Norte Rio-grandense.
Para a solenidade de abertura, os participantes foram agraciados com a apresentação cultural - "Eu sou Nordeste", da Cia Trakinas D'Lart, de São Gonçalo do Amarante. Logo após, foi dado início ao XI Conefisco. Compuseram a mesa de abertura: o presidente do Sindifern, Fernando Freitas; Secretário de Tributação do RN, André Horta, representando o Governador Robinson Faria; Deputado estadual, Albert Dickson (PROS-RN), representando a Assembleia Legislativa; Deputado estadual, Getúlio Rêgo (DEM-RN), Deputado estadual, Fernando Mineiro (PT-RN); Secretário de Planejamento do RN, Gustavo Nogueira; Presidente da Fenafisco, Charles Alcantara; Presidente da ASFARN, José Ribamar; Secretário Municipal de Tributação de Natal, Ludenilson Lopes; Presidente da FCDL, Afrânio Miranda; 1º Secretário da Fecomércio, Dijosete Costa; e o Secretário adjunto de Tributação, Fernando Amorim.
Honrado em participar do XI Conefisco, o presidente da Fenafisco, Charles Alcantara, destacou a escolha da temática do evento, diante da iminente apresentação ao Congresso Nacional da Reforma Tributária. O presidente da Fenafisco irá abrir o primeiro painel do Congresso, no dia 21, ao debater sobre "A proposta de Reforma Tributária apresentada pelo Deputado federal, Carlos Hauly (PSDB-PR)", com foco na discussão do projeto, especificamente no que tange à Administração Tributária.
Em seguida, a palavra foi dada ao Secretário de Planejamento, Gustavo Nogueira, que demonstrou satisfação em participar da abertura do XI Conefisco ao lado do grupo de seletos servidores públicos estaduais, em que juntos irão intensificar debates sobre assuntos de extremo interesse para a política e governança local e nacional.
Representando a esfera política, o deputado estadual e Auditor Fiscal, Albert Dickson, saudou a todos; em seu discurso o deputado relembrou sua trajetória no Fisco potiguar. Albert aproveitou a oportunidade, para reforçar o convite à categoria para a Sessão Solene em homenagem ao Dia do Auditor Fiscal - 21 de setembro, às 9h30, na Assembleia Legislativa do RN, e à noite na Câmara Municipal. Logo após, o deputado Fernando Mineiro (PT-RN), ressaltou a representatividade e pluralidade de autoridades que prestigiaram a abertura do Conefisco, como forma de demonstrar o valor da categoria. Mineiro também parabenizou a atuação do Fórum dos Servidores do Poder Executivo Estadual do qual o Sindifern é parte e atua com protagonismo, bem como desejou votos de sucesso e de fortalecimento do movimento sindical na realização do Congresso.
O Secretário de Tributação, André Horta, antecipou os parabéns ao Grupo Ocupacional Fisco pelo dia 21 - Dia do Auditor Fiscal, bem como Dia de São Mateus - coletor de impostos, apóstolo e evangelista. Em seu breve discurso, o secretário também prestou os parabéns à atuação sindical através do Fórum. Horta enfatizou a injustiça da carga tributária brasileira, em que "os que têm menos, pagam mais e os que têm mais, pagam menos", mas demonstrou otimismo diante da reação da economia e do papel do Fisco no enfrentamento da crise que assola nosso Estado e o País.
O anfitrião do evento e presidente do Sindifern, Fernando Freitas, sentiu-se honrado com a presença de membros do Fórum, representantes da política, comércio e da categoria Fisco em âmbito nacional e local. Freitas foi enfático em seu discurso ao levantar a bandeira da consolidação da democracia como a maior conquista do povo brasileiro. E para que esta conquista se mantenha é necessário a realização de profundas mudanças, entre elas a modificação do Pacto Federativo no país através da atuação da Frente Parlamentar Mista e a imediata aprovação de uma Reforma Tributária que promova a verdadeira autonomia fiscal para os Estados e Municípios. Em nível estadual, o presidente do Sindifern solicitou o apoio do Governo, do Setor Produtivo e das lideranças sindicais na execução de uma "força-tarefa" na dívida ativa Norte Rio-grandense e um trabalho conjunto contra a inadimplência, como uma das soluções para o Estado recuperar sua estabilidade econômica e regularizar o calendário de pagamento dos servidores públicos estaduais. Neste sentido, ressaltou que os servidores públicos estaduais não aceitarão de forma alguma que o atraso do pagamento dos servidores seja agravado, e se torne pior do que já se encontra. "O XI Conefisco será uma atividade política do Fisco potiguar, incentivando a democratização do conhecimento e tornando-se oportunidade de qualificação, capacitação e valorização da categoria", finalizou Freitas.
Fechando a noite, foi oferecido um coquetel aos presentes. O XI Conefisco vai até o dia 22 de setembro, e conta com a participação histórica de 195 auditores fiscais entre ativos e aposentados inscritos. As rodadas de painéis acontecem na sede do Sindifern e o encerramento será nesta sexta-feira, 22, no Versailles Recepções.
Fonte: Sindicato dos Auditores Fiscais do Rio Grande do Norte - Sindifern/RN
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB denuncia sabotagem e tomará providências após retirada do PL 1893/2026 da pauta da Câmara (4486 views • 12/08/2026)
02
CSPB celebra vinculação do Sindsprev-RJ e amplia força na defesa dos serviços públicos (4477 views • 13/08/2026)
03
CSPB e Centrais Sindicais avançam no diálogo com o PL para destravar votação do PL 1893/2026 (4261 views • 20/08/2026)
04
SC: No II Encontro Jurídico da NCST-SC e Fetramesc, CSPB destaca Negociação Coletiva e atuação sindical (4258 views • 17/08/2026)
05
CSPB une forças pelo fim da contribuição previdenciária de aposentados e reafirma apoio à ‘Carta de Brasília’ (4258 views • 14/08/2026)
06
Movimentos preparam o 30/8, Dia Nacional de Mobilização pelo Fim da Escala 6×1 (3987 views • 19/08/2026)
07
Clã Bolsonaro deve responder por alta traição e lesa-pátria, diz chanceler (3949 views • 10/08/2026)
08
Lula dá largada à campanha de 2026 com soberania no centro da disputa (3947 views • 17/08/2026)
09
Lula chega à campanha com mais de 10 milhões de novos empregos formais (3899 views • 18/08/2026)
10