Notícias nos Estados
Publicado: 31/10/2017 | 06:56
SP: Agentes Penitenciários do Estado comparecem na manifestação dos servidores públicos
Sindcop levou cerca de 80 agentes de 22 unidades prisionais para protestar na Avenida Paulista.
Sindcop levou cerca de 80 agentes de 22 unidades prisionais para protestar na Avenida Paulista.

O sistema prisional paulista foi representado por servidores de diversas unidades do estado. Foto: Lucas Mendes/Sindcop.
por Lucas Mendes
Buscando a união das categorias do funcionalismo estadual, o ato da última sexta, 27, contou com trabalhadores de diversas áreas do setor público de São Paulo. Do sistema prisional, cerca de 80 agentes de 22 unidades prisionais estiveram presentes lutando pela categoria e protestando contra o governo Geraldo Alckmin (PSDB) e Michel Temer (PMDB).
O ato foi organizado por centrais sindicais e sindicatos de servidores públicos, e teve maior participação de funcionários do judiciário, da segurança pública, da educação e da saúde. Outras categorias também estiveram presentes, mas em menor número.

Como foco principal da manifestação estava o projeto de lei do governador Alckmin (PL 920/2017) que prevê o congelamento de investimentos e reajustes salariais no estado por 2 anos, medida que precariza o setor público e desvaloriza ainda mais os funcionários. Também foi motivo de protesto as reformas trabalhista e da Previdência, ambas de iniciativa do governo Michel Temer (PMDB).

Os trabalhadores já se mobilizavam desde a manhã do dia 27, e passaram a se concentrar em diferentes pontos da capital no início da tarde. A partir das 16h o número de manifestantes começou a crescer na Avenida Paulista, na altura do metrô Consolação – onde localiza-se o escritório da Presidência da República em São Paulo.
Apesar da chuva que começou a cair no início da mobilização, os trabalhadores conseguiram interromper o trânsito em um dos sentidos da Av. Paulista, que ficou tomado pelos manifestantes. Em um dos caminhões de som, os servidores puderam discursar e reiterar os protestos contra os governos Alckmin e Temer e pela defesa do serviço público.
Participação de agentes
O Sindcop levou três ônibus com agentes penitenciários, saindo de Bauru, Presidente Prudente e Campinas, além de mais dois carros com servidores de São José do Rio Preto e Ribeirão Preto.
Foram 22 unidades do sistema prisional que estiveram representadas em São Paulo no ato dos servidores, das regiões oeste e centro-oeste:

Penitenciária de Martinópolis, Centro de Readaptação Penitenciária (CRP) de Presidente Bernardes, Penitenciária de Flórida Paulista, P. de Assis, P. de Presidente Prudente, Centro de Detenção Provisória (CDP) de Icém, P. de Araraquara, Pll de Serra Azul, Centro de Progressão Penitenciária (CPP) Ataliba Nogueira (Campinas), Pll e Plll de Hortolândia, P. Feminina de Campinas, Plll de São Vicente, CPPl, ll e lll de Bauru, CDP de Bauru, Pll de Pirajuí, P. de Getulina, P. de Cerqueira César, P. de Taquarituba e P. de Marília.
Também marcaram presença em São Paulo servidores (as) aposentados (as). Além disso, ASPs da Penitenciária de Iperó aderiram à operação "tartaruga", no dia da manifestação, conforme recomendação do Sindcop.
VEJA MAIS FOTOS AQUI
Fonte: Sindicato dos Servidores Públicos do Sistema Penitenciário Paulista - Sindcop
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB participa de reunião extraordinária do Instituto Servir Brasil e reforça unidade pela aprovação do PL 1893/2026 (5787 views • 07/07/2026)
02
CSPB intensifica articulação para construir consenso e viabilizar aprovação da negociação coletiva no serviço público (5458 views • 10/07/2026)
03
CSPB celebra avanço histórico da negociação coletiva e convoca mobilização nacional pela aprovação do PL 1893/2026 (5022 views • 02/07/2026)
04
CSPB repudia perseguição a dirigentes sindicais e anuncia reação política e jurídica em defesa da liberdade sindical (4941 views • 15/07/2026)
05
CSPB lança ‘Carta de Compromisso 2026’ para pautar a defesa do serviço público nas eleições (4819 views • 09/07/2026)
06
CSPB reforça articulação por consenso para viabilizar aprovação do PL da Negociação Coletiva (4737 views • 08/07/2026)
07
FMI reconhece fracasso das privatizações e aponta nova onda estatal (4650 views • 01/07/2026)
08
Nota Técnica do MPT fortalece atuação dos sindicatos na fiscalização de contratos terceirizados (4588 views • 21/07/2026)
09
CSPB e Sindfazenda reforçam parceria em defesa dos servidores públicos e da negociação coletiva (4396 views • 02/07/2026)
10