Destaques, Notícias, 24 Congresso da CSPB
Publicado: 30/11/2017 | 19:44
“O Instrumento da Negociação Coletiva no Setor Público” - tema da palestra de Dr. Gerson
Procurador do MPT, Dr. Francisco Gerson Marques, ministra palestra sobre o tema “Instrumento da Negociação Coletiva no Setor Público no 24º Congresso da Nacional da CSPB
Nesta quarta-feira (30), com o objetivo de informar e capacitar os participantes do 24º Congresso da CSPB, o Procurador do MPT, Dr. Francisco Gerson Marques, ministrou palestra sobre o tema “Instrumento da Negociação Coletiva no Setor Público”. De acordo com o jurista, a negociação coletiva no serviço público já é realidade no Brasil “graças” à Convenção ser autoaplicável. Apesar da negociação ter caráter diferenciado entre os servidores por ser discutida junto aos governos – cujas Leis Orçamentárias e de Responsabilidade Fiscal são utilizadas como justificativas para bloquear o avanço dos direitos dos trabalhadores .
O jurista afirmou que os sindicatos devem ter completa independência das autoridades públicas: “Nós sabemos das dificuldades que os servidores públicos têm de negociar em todas as esferas. Mas, por isso mesmo, que temos que usar as Convenções para impedir com que os direitos dos trabalhadores entrem em decadência. Vamos assegurar que acordos individuais e coletivos sejam debatidos a partir de preceitos constitucionais e de tratados internacionais, pois conquistamos essa liberdade de negociar”, afirmou.
Gérson Marques ainda sugeriu a criação de Comissões Interministeriais de Negociação Coletiva na Administração Pública (Comines) para colaborarem na mediação de conflitos entre organizações dos trabalhadores e o Poder Executivo. Compostas por representantes dos Ministérios Públicos do Trabalho, Federais e Estaduais, a atuação da Comissão já foi experienciada no Ceará e se tornou uma das diretrizes.
Para assistir a palestra acesse o link:
http://www.publicoenotorio.com.br/index.php?id=3306/palestra-magna-do-procurador-do-mpt-francisco-gerson-marques
SECOM / CSPB
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
Celebração ao Dia do Trabalhador na Câmara reforça unidade e mobilização no Congresso com foco em conquistas históricas (6521 views • 06/05/2026)
02
CSPB participa de reuniões estratégicas sobre o PL da Negociação Coletiva e reforça construção conjunta com relator André Figueiredo (6001 views • 07/05/2026)
03
Câmara aprova fim da escala 6x1 e CSPB reforça mobilização por vitória histórica no Senado (5511 views • 28/05/2026)
04
CSPB reforça protagonismo no Senado e cobra avanço da negociação coletiva no setor público (5304 views • 05/05/2026)
05
CSPB reforça protagonismo nacional na construção do PL da Negociação Coletiva e amplia articulação política em defesa dos servidores públicos (5303 views • 15/05/2026)
06
CSPB reforça apoio à Carreira Finalística do MTE e defende fortalecimento da mediação das relações de trabalho no Brasil (5171 views • 20/05/2026)
07
Ministério da Justiça convida servidores a participarem de pesquisa sobre gênero na Segurança Pública (5119 views • 12/05/2026)
08
Servidores endividados exigem mais empenho da classe política para o enfrentamento dessa anomalia social (5036 views • 27/05/2026)
09