Notícias
Publicado: 4/06/2018 | 15:25
Engenheiros da Petrobras debatem 'mito' do endividamento e a alta dos combustíveis
Especialistas combatem ideias propagadas pela imprensa de que alteração na política de preços da estatal fragilizaria sua gestão e que endividamento justificaria entrega de ativos.
Especialistas combatem ideias propagadas pela imprensa de que alteração na política de preços da estatal fragilizaria sua gestão e que endividamento justificaria entrega de ativos.

Redução nas tarifas dos combustíveis serviria para que a Petrobras recuperasse mercado perdido para as estrangeiras
Para debater os efeitos do alinhamento da Petrobras aos interesses do mercado, que resultaram na greve dos caminhoneiros que parou o país nas últimas semanas, a Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet) e o Clube de Engenharia do Rio de Janeiro promovem nesta terça-feira (5) o seminário "O mito da Petrobrás quebrada, política de preços e suas consequências para o Brasil".
O economista Ernani Torres, professor do Instituto de Economia da UFRJ, aborda a mudança da política de preços dos combustíveis em uma perspectiva histórica. A atual política, adotada a partir de outubro de 2016 pelo então presidente Pedro Parente, resultou não apenas na elevação do preço dos combustíveis, mas também na redução da produção das refinarias e no aumento da importação de derivados (gasolina e diesel), ao mesmo tempo em que a exportação de petróleo cru disparou.
Já o economista aposentado da Petrobras Cláudio Oliveira desfaz o mito de que os atuais níveis de endividamento da estatal teriam fugido do controle, comprometendo a saúde financeira da empresa. Segundo ele, a dívida é compatível com os níveis de investimentos exigidos para a exploração das reservas do pré-sal, mas vem sendo usada como argumento para justificar uma política de desinvestimentos, que dilapida o seu patrimônio por meio da venda de ativos para a iniciativa privada.
O presidente da Aepet, Felipe Coutinho, rebate o argumento de que uma mudança na atual política de livre flutuação do preço dos combustíveis comprometeria a capacidade empresarial da Petrobras. Em nota, a Aepet já havia afirmado que eventual redução nas tarifas dos combustíveis serviria para que a estatal recuperasse mercado perdido para as estrangeiras, e também poderia colaborar para a expansão do consumo, "porque a demanda se aquece com preços mais baixos".
O especialista em Minas e Energia e Engenharia do petróleo Paulo César Ribeiro Lima vai defender um modelo de produção e refino que esteja a serviço dos interesses nacionais, e não do capital privado, como vem sendo nos últimos dois anos. Ao final, os especialistas responderão a perguntas levantadas pelo público.
O seminário "O mito da Petrobrás quebrada, política de preços e suas consequências para o Brasil" tem entrada gratuita e será realizado a partir das 17h no Clube de Engenharia, que fica na Avenida Rio Branco 124, 20º andar, centro da capital fluminense.
Fonte: Rede Brasil Atual - RBA
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB participa de reunião extraordinária do Instituto Servir Brasil e reforça unidade pela aprovação do PL 1893/2026 (5841 views • 07/07/2026)
02
CSPB intensifica articulação pelo consenso e defende aprovação do PL 1893/2026 ainda neste ano (5606 views • 31/07/2026)
03
CSPB intensifica articulação para construir consenso e viabilizar aprovação da negociação coletiva no serviço público (5536 views • 10/07/2026)
04
CSPB repudia perseguição a dirigentes sindicais e anuncia reação política e jurídica em defesa da liberdade sindical (5060 views • 15/07/2026)
05
Nota Técnica do MPT fortalece atuação dos sindicatos na fiscalização de contratos terceirizados (4931 views • 21/07/2026)
06
CSPB lança ‘Carta de Compromisso 2026’ para pautar a defesa do serviço público nas eleições (4886 views • 09/07/2026)
07
CSPB amplia articulação política e convoca servidores para audiência pública decisiva sobre a negociação coletiva no serviço público (4823 views • 23/07/2026)
08
CSPB reforça articulação por consenso para viabilizar aprovação do PL da Negociação Coletiva (4786 views • 08/07/2026)
09
João Domingos participa de audiência pública que debaterá a aplicação da Lei do Descongela em todo o país (4349 views • 29/07/2026)
10