Notícias nos Estados
Publicado: 3/07/2018 | 07:44
PR: Presidente do Sigmuc discursa sobre o PL 5.488 na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania
Junto a presidentes de sindicatos das guardas municipais de todo o país, Luiz Vecchi falou sobre o poder de polícia e o devido reconhecimento que a guarda municipal merece, já que exerce poder policial.

O presidente do Sindicato dos Servidores da Guarda Municipal de Curitiba - Sigmuc, Luiz Vecchi, discursou, na última terça-feira (26/6), na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados (CCJC), em Brasília, para discutir o Projeto de Lei 5.488 de 2016, que altera o estatuto das Guardas Municipais (Lei 13.022 de 8 de agosto de 2014) e permite que a GM passe a ser denominada “Polícia Municipal”.
Junto a presidentes de sindicatos das guardas municipais de todo o país, Luiz Vecchi falou sobre o poder de polícia e o devido reconhecimento que a guarda municipal merece, já que exerce poder policial. “O poder de polícia se dá na decorrência do poder de polícia da administração pública. O Código Tributário Nacional ao defender o poder de polícia afirma que; o poder de polícia se refere a atividade da administração pública, que limitando e disciplinando o direito de interesse ou liberdade, regula a prática de um ato particular em razão do interesse público (…) e isso, todas as guardas municipais fazem desde o seu nascimento”, frisou Vecchi.
O Projeto de Lei 5.488 de 2016, propõe a nomenclatura de “Polícia Municipal” a Guarda Municipal, como reconhecimento ao poder exercido pelos servidores, que reconhece o que a GM exerce no dia-a-dia, sento tal atividade policial já reconhecida pela OAB.
O autor, deputado Delegado Waldir (PR-GO), argumenta que; esses profissionais já exercem funções de polícia (uso da força, patrulhamento, proteção à vida) e a nova denominação não afetará seu estatuto jurídico, competências e atribuições. Ao contrário, “aumentará a sensação de segurança e facilitará a integração entre as diversas forças de segurança pública”, afirma.
Além das questões norteadas pelo alteração do estatuto dos guardas municipais, Vechi solicitou audiência com o Ministro do STF – Superior Tribunal Federal, para tratar sobre a aposentadoria especial da categoria.
Assista a participação do presidente do Sigmuc:
Fonte: Federação dos Sindicatos de Servidores Públicos Municipais e Estaduais do Paraná - Fesmepar com informações do Sigmuc
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
Celebração ao Dia do Trabalhador na Câmara reforça unidade e mobilização no Congresso com foco em conquistas históricas (6523 views • 06/05/2026)
02
CSPB participa de reuniões estratégicas sobre o PL da Negociação Coletiva e reforça construção conjunta com relator André Figueiredo (6002 views • 07/05/2026)
03
Câmara aprova fim da escala 6x1 e CSPB reforça mobilização por vitória histórica no Senado (5516 views • 28/05/2026)
04
CSPB reforça protagonismo no Senado e cobra avanço da negociação coletiva no setor público (5305 views • 05/05/2026)
05
CSPB reforça protagonismo nacional na construção do PL da Negociação Coletiva e amplia articulação política em defesa dos servidores públicos (5304 views • 15/05/2026)
06
CSPB reforça apoio à Carreira Finalística do MTE e defende fortalecimento da mediação das relações de trabalho no Brasil (5173 views • 20/05/2026)
07
Ministério da Justiça convida servidores a participarem de pesquisa sobre gênero na Segurança Pública (5120 views • 12/05/2026)
08
Servidores endividados exigem mais empenho da classe política para o enfrentamento dessa anomalia social (5040 views • 27/05/2026)
09