Notícias nos Estados
Publicado: 3/07/2018 | 07:44
PR: Presidente do Sigmuc discursa sobre o PL 5.488 na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania
Junto a presidentes de sindicatos das guardas municipais de todo o país, Luiz Vecchi falou sobre o poder de polícia e o devido reconhecimento que a guarda municipal merece, já que exerce poder policial.

O presidente do Sindicato dos Servidores da Guarda Municipal de Curitiba - Sigmuc, Luiz Vecchi, discursou, na última terça-feira (26/6), na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados (CCJC), em Brasília, para discutir o Projeto de Lei 5.488 de 2016, que altera o estatuto das Guardas Municipais (Lei 13.022 de 8 de agosto de 2014) e permite que a GM passe a ser denominada “Polícia Municipal”.
Junto a presidentes de sindicatos das guardas municipais de todo o país, Luiz Vecchi falou sobre o poder de polícia e o devido reconhecimento que a guarda municipal merece, já que exerce poder policial. “O poder de polícia se dá na decorrência do poder de polícia da administração pública. O Código Tributário Nacional ao defender o poder de polícia afirma que; o poder de polícia se refere a atividade da administração pública, que limitando e disciplinando o direito de interesse ou liberdade, regula a prática de um ato particular em razão do interesse público (…) e isso, todas as guardas municipais fazem desde o seu nascimento”, frisou Vecchi.
O Projeto de Lei 5.488 de 2016, propõe a nomenclatura de “Polícia Municipal” a Guarda Municipal, como reconhecimento ao poder exercido pelos servidores, que reconhece o que a GM exerce no dia-a-dia, sento tal atividade policial já reconhecida pela OAB.
O autor, deputado Delegado Waldir (PR-GO), argumenta que; esses profissionais já exercem funções de polícia (uso da força, patrulhamento, proteção à vida) e a nova denominação não afetará seu estatuto jurídico, competências e atribuições. Ao contrário, “aumentará a sensação de segurança e facilitará a integração entre as diversas forças de segurança pública”, afirma.
Além das questões norteadas pelo alteração do estatuto dos guardas municipais, Vechi solicitou audiência com o Ministro do STF – Superior Tribunal Federal, para tratar sobre a aposentadoria especial da categoria.
Assista a participação do presidente do Sigmuc:
Fonte: Federação dos Sindicatos de Servidores Públicos Municipais e Estaduais do Paraná - Fesmepar com informações do Sigmuc
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB denuncia sabotagem e tomará providências após retirada do PL 1893/2026 da pauta da Câmara (4514 views • 12/08/2026)
02
CSPB celebra vinculação do Sindsprev-RJ e amplia força na defesa dos serviços públicos (4500 views • 13/08/2026)
03
CSPB e Centrais Sindicais avançam no diálogo com o PL para destravar votação do PL 1893/2026 (4296 views • 20/08/2026)
04
SC: No II Encontro Jurídico da NCST-SC e Fetramesc, CSPB destaca Negociação Coletiva e atuação sindical (4294 views • 17/08/2026)
05
CSPB une forças pelo fim da contribuição previdenciária de aposentados e reafirma apoio à ‘Carta de Brasília’ (4293 views • 14/08/2026)
06
Movimentos preparam o 30/8, Dia Nacional de Mobilização pelo Fim da Escala 6×1 (4008 views • 19/08/2026)
07
Lula dá largada à campanha de 2026 com soberania no centro da disputa (3999 views • 17/08/2026)
08
Clã Bolsonaro deve responder por alta traição e lesa-pátria, diz chanceler (3982 views • 10/08/2026)
09
Lula chega à campanha com mais de 10 milhões de novos empregos formais (3943 views • 18/08/2026)
10