Notícias nos Estados
Publicado: 14/02/2019 | 06:48
RN: Governo Estadual propõe diminuir o valor do RPV
Atualmente o servidor que tem uma ação na justiça que já foi transitada e julgada no valor entre 10 a 20 salários mínimos, tem até 90 dias para receber. Com a mudança proposta pelo Governo Estadual do RN, o valor desse tipo de remuneração teria que entrar em precatório e, com isso, aumentaria o tempo proposto para o recebimento dessa mesma quantia, podendo demorar mais de 10 anos.

Ontem (12), o Governo Estadual mandou uma mensagem 008 para a Assembleia Legislativa. Nesse ato ele propõe reduzir o valor do RPV (Requisições de Pequeno Valor). Hoje essas requisições atingiriam um valor de até 20 salários mínimos (R$ 19.960,00) e com a mudança proposta pelo Governo esse valor baixaria para 10 salários mínimos (R$ 9.980,00).
Isso significa que o servidor que tem uma ação na justiça que já foi transitada e julgada no valor entre 10 a 20 salários mínimos, teria até 90 dias para receber. Com a mudança proposta pelo Governo Estadual do RN, o valor desse tipo de remuneração teria que entrar em precatório e, com isso, aumentaria o tempo proposto para o recebimento dessa mesma quantia, podendo, com isso, demorar mais de 10 anos.
A situação complica mais ainda para quem tem mais de 60 anos ou que seja portador de alguma doença grave (de acordo com a lei), pois o valor que seria de 60 salários mínimos diminui para 10 salários mínimos.
Hoje, por exemplo, entregamos em nossa sede mais um alvará, autorizado para José Augusto Nóbrega de Miranda, com mais de 60 anos, no valor mais de 20 salários mínimos. Caso essa mudança já tivesse sido aprovada pela Assembleia Legislativa, essa quantia iria para precatório e ele não poderia receber nesse momento. Tal mundança fere o Estatuto do Idoso, que assegura a prioridade na tramitação e execução dos processos judiciais.
O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do Estado do Rio Grande do Norte - Sinsp/RN não aceita essa maldade que o Governo do Estado que irá prejudicar os direitos dos nossos servidores!!! Mais uma vez o Governo querendo que o servidor pague pela crise!!! Vamos lutar na Assembleia Legislativa para que os deputados não aprovem essa crueldade!
Fonte: Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do Estado do Rio Grande do Norte - Sinsp/RN
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
Tesouraço de Flávio se inspira em Milei, que levou à falência mais de 32 mil empresas (3291 views • 13/10/2026)
02
CSPB leva defesa da democracia e dos direitos sociais à mobilização em Buenos Aires (3261 views • 24/09/2026)
03
CSPB e NCST reforçam protagonismo sindical no debate sobre reforma (3100 views • 29/09/2026)
04
Site revela escândalo envolvendo Flávio Bolsonaro, orgias, presentes caros e lobby (2975 views • 01/10/2026)
05
CSPB participa de encontro internacional e destaca luta permanente em defesa da Previdência Social (2932 views • 25/09/2026)
06
Flávio Bolsonaro planeja desmonte do Itamaraty inspirado em Marco Rubio (2820 views • 02/10/2026)
07
Decisões do TSE são mais rápidas para Flávio; pedidos de Lula são travados (2768 views • 14/10/2026)
08
Flávio Bolsonaro se diz contra o fim das bets e critica Lula (2742 views • 24/09/2026)
09
Flávio Bolsonaro diz que vai usar maioria no Congresso para mudar Constituição (2643 views • 08/10/2026)
10