Notícias
Publicado: 6/06/2019 | 07:54
Concursos públicos federais não acontecerão nos próximos anos, diz Paulo Guedes
Ministro da Economia diz que 40% dos funcionários se aposentarão em quatro anos e que informatização irá substituí-los.
Ministro da Economia diz que 40% dos funcionários se aposentarão em quatro anos e que informatização irá substituí-los

Ministro de Bolsonaro centralizará análise de novos pedidos e só irá abrir novas vagas em "casos excepcionais" / REPÓRTER NBR
Paulo Guedes, ministro da Economia de Jair Bolsonaro, afirmou nesta terça-feira (4), que o governo não irá promover concursos públicos nos próximos anos.
O ministro aponta que 40% do funcionalismo federal irá se aposentar em até cinco anos o que representaria um “enxugamento sem demissão”.
Segundo o economista e banqueiro, em audiência da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, houve excesso de contratações e “os salários subiram ferozmente”.
Para suprir a ausência de mais de um terço da força de trabalho se aposentando, Guedes diz que o governo irá investir na digitalização e diminuição da burocracia. Como exemplo, citou a simplificação da abertura de empresas e disse, sem entrar em detalhes, que a metodologia será aplicada em outros serviços.
Pedidos de órgãos públicos para realização de concursos públicos futuros terão que passar pelo crivo do Ministério da Economia, que centralizará a análise e só aprovará a abertura em casos excepcionais, segundo o ministro. A proposta de LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para 2020 não prevê a realização de concursos federais.
Fonte: Brasil de Fato com informações da Agência Brasil
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB participa de reunião extraordinária do Instituto Servir Brasil e reforça unidade pela aprovação do PL 1893/2026 (5847 views • 07/07/2026)
02
CSPB intensifica articulação pelo consenso e defende aprovação do PL 1893/2026 ainda neste ano (5637 views • 31/07/2026)
03
CSPB intensifica articulação para construir consenso e viabilizar aprovação da negociação coletiva no serviço público (5542 views • 10/07/2026)
04
CSPB repudia perseguição a dirigentes sindicais e anuncia reação política e jurídica em defesa da liberdade sindical (5072 views • 15/07/2026)
05
Nota Técnica do MPT fortalece atuação dos sindicatos na fiscalização de contratos terceirizados (4961 views • 21/07/2026)
06
CSPB lança ‘Carta de Compromisso 2026’ para pautar a defesa do serviço público nas eleições (4893 views • 09/07/2026)
07
CSPB amplia articulação política e convoca servidores para audiência pública decisiva sobre a negociação coletiva no serviço público (4845 views • 23/07/2026)
08
CSPB reforça articulação por consenso para viabilizar aprovação do PL da Negociação Coletiva (4790 views • 08/07/2026)
09
CSPB reforça mobilização nacional para garantir a implementação da Lei do Descongela em audiência pública na Câmara (4527 views • 05/08/2026)
10