Notícias nos Estados
Publicado: 6/11/2019 | 07:48
SP: Diretora de Mulheres da Fessp-Esp participa do seminário ‘A Política é Pública, Meu Corpo Não’

Na oportunidade foi compartilhada cartilha explicativa com orientações para as mulheres sobre como agir em caso de assédio sexual no trabalho; como se defender do agressor; a legislação sobre o tema; e como o sindicato pode contribuir e ajudar a vítima do serviço municipal quando assediada.

por Kátia Rodrigues
Na manhã da última terça-feira, (29-10) Kátia Rodrigues, Diretora de Assuntos da Mulher Gênero e Juventude da Fessp-Esp, Sispesp, CSPB e NCST-SP, participou do Seminário “A Política é Pública, Meu Corpo Não: Combate ao Assédio Sexual na Prefeitura Municipal de São Paulo”, promovido pelo Sindsep/SP - Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Município de São Paulo em parceria com a Fundação FES - Friedrich Ebert Stiftung, no Auditório do Sindicato - Rua da Quitanda, 101 - Centro / SP.
Na mesa de abertura, membros da Diretoria do sindicato - Luciana Melo, Secretária de Políticas para as Mulheres; Maria de Lourdes Rocha, Secretária de Assuntos Jurídicos; Roberto Alves, Secretário de Saúde do Trabalhador; Sérgio Antiqueira, Presidente do Sindesep/SP e Waldeli Melleiro, Diretora de Programas sobre Políticas Sociais, Relações de Trabalho, Gênero e Cooperação Sindical da FES Brasil, saudaram as participantes de diversos segmentos presentes.

No painel “Violência de Gênero no Mundo do Trabalho: Desafios e Caminhos”, Junéia Batista, Vice Presidenta do Comitê Mundial de Mulheres da ISP, relatou sobre a luta do sindicato desde 1988, sobre a “Campanha 50x50” implementada na ISP em 2007, que trata sobre a paridade entre homens e mulheres na direção da ISP, e que, em 2009, inicia a discussão sobre Violência no Mundo do Trabalho, em debate realizado pelo Comitê de Mulheres da ISP Brasil. A campanha resultou na construção de uma cartilha em conjunto com as entidades filiadas à ISP, com repercussão internacional.
Com os temas de LGBTQfobia, Masculinidades e Assédio Sexual foram abordados os seguintes temas: os ataques que as questões de gênero/raça/etnia e diversidade sofrem no seu dia a dia com a falta de políticas públicas que garantem o direito ás pessoas; o descaso do poder público em relação a dignidade humana relacionado a violências estruturais e culturais; o preconceito e a discriminação ético-racial; a vulnerabilidade da população LGBT’S, e os canais seguros de denúncia.
No final do seminário, foi realizada a apresentação da campanha: “A Pólítica é Pública, Meu Corpo Não”. Construída pelo Sindsep/SP em parceria da FES, a campanha compartilhou cartilha explicativa com orientações para as mulheres sobre como agir em caso de assédio sexual no trabalho; como se defender do agressor; a legislação sobre o tema; e como o sindicato pode contribuir e ajudar a vítima do serviço municipal quando assediada.

“Trabalhos como este realizado pelo Sindsep/SP e FES nos ajudam a combater este mal que assombra as mulheres, não somente servidoras públicas, mas da sociedade civil como um todo. As orientações compartilhadas acabam dando mais ferramentas para educar e conscientizar as mulheres de que elas podem, sim, fazer suas denúncias; e que serão amparadas pelos seus sindicatos, pois este é o nosso papel como dirigente sindical, orientar e acolher as vítimas quando assediadas”, argumentou Kátia Rodrigues.
Fonte: Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos no Estado de São Paulo – Fessp-Esp
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB participa de reunião extraordinária do Instituto Servir Brasil e reforça unidade pela aprovação do PL 1893/2026 (5784 views • 07/07/2026)
02
CSPB intensifica articulação para construir consenso e viabilizar aprovação da negociação coletiva no serviço público (5455 views • 10/07/2026)
03
CSPB celebra avanço histórico da negociação coletiva e convoca mobilização nacional pela aprovação do PL 1893/2026 (5019 views • 02/07/2026)
04
CSPB repudia perseguição a dirigentes sindicais e anuncia reação política e jurídica em defesa da liberdade sindical (4937 views • 15/07/2026)
05
CSPB lança ‘Carta de Compromisso 2026’ para pautar a defesa do serviço público nas eleições (4815 views • 09/07/2026)
06
CSPB reforça articulação por consenso para viabilizar aprovação do PL da Negociação Coletiva (4731 views • 08/07/2026)
07
FMI reconhece fracasso das privatizações e aponta nova onda estatal (4647 views • 01/07/2026)
08
Nota Técnica do MPT fortalece atuação dos sindicatos na fiscalização de contratos terceirizados (4540 views • 21/07/2026)
09
CSPB e Sindfazenda reforçam parceria em defesa dos servidores públicos e da negociação coletiva (4393 views • 02/07/2026)
10