Destaques, Notícias
Publicado: 12/04/2024 | 07:04
Centrais Sindicais organizadas na base da CSPB e Dieese seguem negociando com o governo a regulamentação da Convenção 151

A Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) dispõe sobre a organização sindical, o a negociação coletiva e o direito de greve para os trabalhadores do setor público. Estes pilares da ação sindical segue há décadas sem ser regulamentados no país. Governo formou Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) para, enfim, interromper a histórica inadimplência.
A Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) dispõe sobre a organização sindical, o a negociação coletiva e o direito de greve para os trabalhadores do setor público. Estes pilares da ação sindical seguem há décadas sem serem regulamentados no país. Governo formou Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) para, enfim, interromper a histórica inadimplência

* com informações da Fessp-Esp
O Vice-presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB e presidente da Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos no Estado de São Paulo – Fessp-Esp, Lineu Mazano, participou, junto com demais dirigentes da CSPB, de mais uma rodada de negociação do Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) pela Regulamentação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A reunião ocorreu na terça-feira (09/04) com representantes Centrais Sindicais e membros dos Ministérios do Trabalho e Emprego (MTE), da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), além da Advocacia Geral da União (AGU), Casa Civil, Secretaria-Geral e Secretaria de Relações Institucionais.
De acordo com Lineu, houveram diversos avanços nas negociações. “Estamos avançando nas discussões com o Governo, que está cedendo em alguns pontos que estavam difíceis. Apesar disso, ainda há alguns pontos críticos que devem ser avaliados, para que haja um melhor encaminhamento”, afirma.
“As próximas reuniões ocorrerão nos dias 18, no período da tarde, e no dia 23, o dia todo, para concluir as negociações e encaminhar as demandas dos Servidores Públicos à União”, explica o Vice-presidente da CSPB e Presidente da Fessp-Esp.
O ponto central das negociações são a implementação da Convenção 151, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), nas relações do Serviço Público.
Essa Convenção dispõe, dentre outros, sobre a liberdade sindical aos Servidores, sejam eles Municipais, Estaduais ou Federais, assim como também busca incluir estes trabalhadores nas negociações das condições de trabalho.
“A implementação da Convenção 151 permitirá a regulação do trabalho no Setor Público, que ainda não existe. E esse é um grande problema, pois o funcionalismo no Brasil não tem direito a negociação coletiva, direito a greve e organização sindical”, informa Lineu.
Mais – Além das negociações junto ao GTI, Lineu Mazano, representando a CSPB, Fessp-Esp e a Força Sindical participou nesta semana de audiência pública no Senado, a fim de iniciar a mobilização a fim de garantir apoio no Congresso (saiba mais).
Pela CSPB participam os seguintes representantes neste Grupo de Trabalho Interministerial:
- Lineu Mazano e Cristina Helena pela Força Sindical
- João Paulo Ribeiro “JP” e Marco Antonio Corrêa “Marquinho” pela CTB
- Eduardo Maia pela NCST
- Flávio Werneck pela CSB
- Luiz Carlos Silva de Oliveira e Giovana pela UGT
- Lílian Fernandes e Rodinei Rosseto pela CESP
Fonte: Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos no Estado de São Paulo – Fessp-Esp com adaptações da Secom/CSPB
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB denuncia sabotagem e tomará providências após retirada do PL 1893/2026 da pauta da Câmara (4494 views • 12/08/2026)
02
CSPB celebra vinculação do Sindsprev-RJ e amplia força na defesa dos serviços públicos (4485 views • 13/08/2026)
03
CSPB e Centrais Sindicais avançam no diálogo com o PL para destravar votação do PL 1893/2026 (4276 views • 20/08/2026)
04
CSPB une forças pelo fim da contribuição previdenciária de aposentados e reafirma apoio à ‘Carta de Brasília’ (4273 views • 14/08/2026)
05
SC: No II Encontro Jurídico da NCST-SC e Fetramesc, CSPB destaca Negociação Coletiva e atuação sindical (4272 views • 17/08/2026)
06
Movimentos preparam o 30/8, Dia Nacional de Mobilização pelo Fim da Escala 6×1 (3998 views • 19/08/2026)
07
Lula dá largada à campanha de 2026 com soberania no centro da disputa (3968 views • 17/08/2026)
08
Clã Bolsonaro deve responder por alta traição e lesa-pátria, diz chanceler (3965 views • 10/08/2026)
09
Lula chega à campanha com mais de 10 milhões de novos empregos formais (3920 views • 18/08/2026)
10