Notícias nos Estados
Publicado: 4/07/2025 | 16:03
SP: Fupesp debateu riscos e desafios da Reforma Administrativa
.jpg)
O debate retransmitido pela CSPB TV, reuniu lideranças sindicais paulistas com objetivo de construir uma agenda comum de enfrentamento a retrocessos no texto da reforma
O debate retransmitido pela CSPB TV, reuniu lideranças sindicais paulistas com objetivo de construir uma agenda comum de enfrentamento a retrocessos no texto da reforma
.jpg)
Nesta sexta-feira (04/07), a Federação dos Funcionários Públicos Municipais do Estado de São Paulo - Fupesp promoveu um debate sobre os riscos e desafios da Reforma Administrativa, retransmitido pela CSPB TV. O evento reuniu lideranças sindicais paulistas para construir uma agenda comum de enfrentamento a retrocessos.
"Somos contra a PEC 32 e Defendemos o Marco Regulatório (MRSP). Defender o servidor público é defender o Brasil. Precisamos ganhar as ruas", afirmou Damázio Sena, presidente da Fupesp e dirigente titular do Conselho Fiscal da CSPB.
Clique AQUI e assista à íntegra do debate
Mobilização e Estratégia: O caminho para impedir o desmonte
O debate, mediado por Fábio Pimentel (presidente do Sindest Santos e Secretário Executivo da CSPB-SP), destacou a urgência de alinhar estratégias conjuntas de articulação política, comunicação e mobilização, seguindo o modelo das campanhas que barraram a PEC 32/2020.
"Precisamos resgatar as estruturas e a unidade de luta que impediram o desmonte dos serviços públicos", reforçou Pimentel.
Kátia Rodrigues “Katita”, presidente do Sispesp e Diretora de Assuntos da Mulher da CSPB, alertou:
"Estamos em um cabo de guerra entre os trabalhadores e o capital. Observo que estamos pobres de manifestação e precisamos recuperar as ruas".
Geraldino dos Santos Silva, Secretário de Relações Sindicais da Força Sindical, na ocasião representando o presidente Miguel Torres, destacou:
“Reforma remete a coisas positivas. Essa armadilha retórica esconde, nas propostas neoliberais, intensões obscuras de privatizar os serviços públicos. Precisamos percorrer cada município brasileiro alertando sobre os ricos dessa reforma, conduzida por uma maioria de extrema direita ou neoliberal, pode trazer grandes prejuízos à sociedade”, alertou o líder sindical.
Ameaças em Curso: Reforma disfarçada e agenda antissocial
Os participantes avaliaram que a Reforma Administrativa em discussão segue caminha para adotar as mesmas diretrizes da PEC 32, com riscos de:
- Precarização do serviço público
- Privatização de serviços essenciais
- Ataque aos direitos dos servidores
Além disso, foi levantada a preocupação com as eleições no Senado:
"A extrema direita quer formar uma bancada para ameaçar o STF e impor uma agenda antissocial. Precisamos eleger representantes comprometidos com o serviço público em 2026".
Ações imediatas: Manifestações e Pressão Popular
Como encaminhamentos, foram definidas as seguintes estratégias:
- Manifesto ao Congresso Nacional contra a reforma e a favor do MRSP, com cálculo da representatividade das entidades e abaixo-assinado. - Agenda de caminhadas e protestos em frente aos Legislativos Municipais.
- Carta Aberta à Sociedade expondo os riscos da reforma.
- Criar peças de comunicação viralizantes, como as que denunciando as votações no Congresso Nacional que perpetuam injustiças tributárias no país.
A CSPB parabeniza as ações das entidades participantes buscando apoiar e dar visibilidade, de maneira permanente, às iniciativas que colaboram com a construção de um serviço público que possa atender, com qualidade e dignidade, as necessidades do povo brasileiro.
Debate sobre Reforma Administrativa com total repúdio quanto a uma possível reedição de uma nova PEC 32/2020 disfarçada:
01:12 Abertura
03:20 Composição da Mesa
06:27 Fabio Pimentel
10:38 Katia Rodrigues - Katita
18:25 Geraldino - Força Sindical Nacional
27:55 Carlão Força Sindical - SP
39:57 Damazio Sena
43:50 Participantes
1:06:13 Propostas e Encaminhamentos
Clique AQUI e acesse mais fotos do evento
Secom/CSPB
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB denuncia sabotagem e tomará providências após retirada do PL 1893/2026 da pauta da Câmara (4486 views • 12/08/2026)
02
CSPB celebra vinculação do Sindsprev-RJ e amplia força na defesa dos serviços públicos (4477 views • 13/08/2026)
03
CSPB e Centrais Sindicais avançam no diálogo com o PL para destravar votação do PL 1893/2026 (4262 views • 20/08/2026)
04
SC: No II Encontro Jurídico da NCST-SC e Fetramesc, CSPB destaca Negociação Coletiva e atuação sindical (4258 views • 17/08/2026)
05
CSPB une forças pelo fim da contribuição previdenciária de aposentados e reafirma apoio à ‘Carta de Brasília’ (4258 views • 14/08/2026)
06
Movimentos preparam o 30/8, Dia Nacional de Mobilização pelo Fim da Escala 6×1 (3987 views • 19/08/2026)
07
Clã Bolsonaro deve responder por alta traição e lesa-pátria, diz chanceler (3949 views • 10/08/2026)
08
Lula dá largada à campanha de 2026 com soberania no centro da disputa (3947 views • 17/08/2026)
09
Lula chega à campanha com mais de 10 milhões de novos empregos formais (3900 views • 18/08/2026)
10