Notícias nos Estados
Publicado: 24/02/2022 | 07:29
SP: Audiência Pública eleva critica a reajuste diferenciado

Para o presidente da Fessp-Esp e do Sispesp, Lineu Mazano, é uma discrepância o governo conceder um índice diferenciado para o funcionalismo, que tantas perdas têm sofrido ao longo dos últimos anos. “Por si só, esse índice já é insuficiente. Para repor as perdas, o reajuste deveria chegar a pelo menos 40% de forma igualitária”.

O reajuste salarial anunciado pelo governador João Doria aos servidores do Estado foi o mote da audiência pública nesta segunda-feira, dia 21. Participaram parlamentares e lideranças sindicais.
Convocada pelo deputado Carlos Giannazi (Psol), a atividade expôs a indignação dos participantes diante da diferenciação imposta às categorias. De acordo com o governo, trabalhadores da saúde e segurança pública terão 20%, enquanto para demais setores o índice será de 10%. “O Projeto de Lei ainda não foi enviado para a Alesp”, assegurou o deputado Giannazi.
Para o presidente da Fessp-Esp e do Sispesp, Lineu Mazano, é uma discrepância o governo conceder um índice diferenciado para o funcionalismo, que tantas perdas têm sofrido ao longo dos últimos anos. “Por si só, esse índice já é insuficiente. Para repor as perdas, o reajuste deveria chegar a pelo menos 40% de forma igualitária”.
Mazano destacou que 10% sobre o salário base, pouco vai representar diante dos inúmeros descontos sofridos. “Devemos ficar alertas 24 horas acompanhando essa discussão e se for o necessário chamarmos uma reunião para buscar a unidade de ação. O governo tem prazo, ate o final de abril. Também cabe lembrar que um reajuste diferenciado dentro do poder executivo é inconstitucional. Portanto, estamos de olho”, afirmou o presidente da Fessp-Esp.
Ataques – Diretora de Assuntos Parlamentares da Fessp-Esp, Desirée Sepe de Marco, destacou o cenário de dificuldades vivenciado pelo sindicalismo. “Estamos numa campanha salarial muito difícil, em face da iniciativa do governo do PSDB em SP que visa a destruição do setor publico e atacar a dignidade do servidor”, lamentou Desirée, também é vice-presidente do Sindalesp (Sindicato dos Servidores Públicos da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas).
Clique AQUI e assista à Audiência Pública na íntegra
Fonte: Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos no Estado de São Paulo - Fessp-Esp
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB denuncia sabotagem e tomará providências após retirada do PL 1893/2026 da pauta da Câmara (4487 views • 12/08/2026)
02
CSPB celebra vinculação do Sindsprev-RJ e amplia força na defesa dos serviços públicos (4478 views • 13/08/2026)
03
CSPB e Centrais Sindicais avançam no diálogo com o PL para destravar votação do PL 1893/2026 (4262 views • 20/08/2026)
04
CSPB une forças pelo fim da contribuição previdenciária de aposentados e reafirma apoio à ‘Carta de Brasília’ (4262 views • 14/08/2026)
05
SC: No II Encontro Jurídico da NCST-SC e Fetramesc, CSPB destaca Negociação Coletiva e atuação sindical (4260 views • 17/08/2026)
06
Movimentos preparam o 30/8, Dia Nacional de Mobilização pelo Fim da Escala 6×1 (3987 views • 19/08/2026)
07
Clã Bolsonaro deve responder por alta traição e lesa-pátria, diz chanceler (3951 views • 10/08/2026)
08
Lula dá largada à campanha de 2026 com soberania no centro da disputa (3950 views • 17/08/2026)
09
Lula chega à campanha com mais de 10 milhões de novos empregos formais (3903 views • 18/08/2026)
10