Notícias nos Estados
Publicado: 8/04/2025 | 06:34
MG: Feserv Minas reforça que jornada de 30 horas dos servidores de Juiz de Fora deve ser exemplo
.jpg)
Essa medida, fruto de quatro anos de análise e compreensão das rotinas, aponta para uma gestão pública atenta aos novos entendimentos em relação às dinâmicas laborais que buscam aprimorar a eficiência ao mesmo tempo em que promove melhores condições de trabalho e qualidade de vida para os trabalhadores.
.jpg)
A Federação dos Servidores Municipais e Estaduais de Minas Gerais (Feserv Minas) destaca a importância da iniciativa da Prefeitura de Juiz de Fora em reduzir a jornada de trabalho dos servidores municipais para 30 horas semanais. Essa medida, fruto de quatro anos de análise e compreensão das rotinas, aponta para uma gestão pública atenta aos novos entendimentos em relação às dinâmicas laborais que buscam aprimorar a eficiência ao mesmo tempo em que promove melhores condições de trabalho e qualidade de vida para os trabalhadores.
A decisão da prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT), reflete uma tendência global em que a redução da carga horária tem sido associada a ganhos significativos em produtividade e satisfação dos trabalhadores. Estudos recentes corroboram essa perspectiva. Como exemplo, a economia da Islândia teve forte desempenho, superando a média europeia, após a adoção da jornada de trabalho de quatro dias sem a redução de salário.
A medida adotada pela Prefeitura de Juiz de Fora não beneficia apenas os servidores, mas também a população, que poderá contar com serviços públicos mais eficientes e prestados por profissionais mais motivados e saudáveis. A implementação da jornada de 30 horas semanais começou nesta segunda-feira, dia 7 de abril, e ocorrerá de forma gradual, com a previsão de que até o fim de junho todos os servidores e as servidoras do município já estejam contemplados.
No entanto, na contramão da inovação, do bem-estar coletivo e da eficiência na gestão pública, está a extremamente danosa postura do Partido Novo, que ingressou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) questionando a legalidade da redução da jornada sem a devida compensação salarial.
A Feserv Minas repudia essa postura do Novo, mesmo partido do governador de Minas Gerais, Romeu Zema. Argumentos que associam a redução da jornada a possíveis aumentos de despesas não levam em conta os ganhos em produtividade e a diminuição de custos relacionados a afastamentos por doenças ocupacionais e rotatividade de pessoal. Investir no bem-estar dos servidores é, portanto, uma estratégia inteligente e sustentável de gestão pública.
A Federação reforça, ainda, a extrema importância de os gestores públicos reconhecerem que as relações de trabalho devem ter como foco políticas que promovam a qualidade de vida dos servidores e a eficiência dos atendimentos prestados à população. A Feserv Minas espera que a iniciativa da Prefeitura de Juiz de Fora seja acompanhada com seriedade e que os resultados positivos possam servir de exemplo para outros órgãos municipais, estaduais e federais.
Fonte: Federação dos Servidores Municipais e Estaduais de Minas Gerais - Feserv Minas
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB denuncia sabotagem e tomará providências após retirada do PL 1893/2026 da pauta da Câmara (4487 views • 12/08/2026)
02
CSPB celebra vinculação do Sindsprev-RJ e amplia força na defesa dos serviços públicos (4477 views • 13/08/2026)
03
CSPB e Centrais Sindicais avançam no diálogo com o PL para destravar votação do PL 1893/2026 (4262 views • 20/08/2026)
04
CSPB une forças pelo fim da contribuição previdenciária de aposentados e reafirma apoio à ‘Carta de Brasília’ (4261 views • 14/08/2026)
05
SC: No II Encontro Jurídico da NCST-SC e Fetramesc, CSPB destaca Negociação Coletiva e atuação sindical (4258 views • 17/08/2026)
06
Movimentos preparam o 30/8, Dia Nacional de Mobilização pelo Fim da Escala 6×1 (3987 views • 19/08/2026)
07
Clã Bolsonaro deve responder por alta traição e lesa-pátria, diz chanceler (3950 views • 10/08/2026)
08
Lula dá largada à campanha de 2026 com soberania no centro da disputa (3948 views • 17/08/2026)
09
Lula chega à campanha com mais de 10 milhões de novos empregos formais (3902 views • 18/08/2026)
10