Destaques, Notícias
Publicado: 28/03/2025 | 11:55
CSPB marca presença no III CONCESP em Sergipe com debates sobre fortalecimento sindical

Secretário-Geral da CSPB destaca a importância da união das entidades em defesa dos servidores públicos
Secretário-Geral da CSPB destaca a importância da união das entidades em defesa dos servidores públicos

A Confederação dos Servidores Públicos do Brasil - CSPB participou ativamente do III Congresso Nacional da Central das Entidades de Servidores Públicos (III CONCESP), que está sendo realizado em Aracaju (SE) nos dias 27 e 28 de março. O evento reúne representantes sindicais de 15 estados, especialistas e autoridades para discutir estratégias de fortalecimento sindical, renovação de diretoria da CESP Central e temas relevantes para as categorias que integram a base da entidade.
Assista à reportagem para a TV Atalaia, de Sergipe:
O Secretário-Geral da CSPB, Marco Antônio Correa da Silva "Marquinho", representou o presidente João Domingos Gomes dos Santos na abertura do evento, que não pôde comparecer devido a compromissos de última hora e inadiáveis para representar a Confederação. Em suas declarações, Marquinho reforçou o compromisso da CSPB com a luta pelos direitos dos servidores:
"Este Congresso é um espaço fundamental para alinharmos nossas estratégias e avançarmos na defesa dos trabalhadores públicos, que enfrentam desafios em todo o país. A CSPB está comprometida com a união das entidades e a garantia de uma representação forte e articulada", afirmou.
Foco na Convenção 151 e diálogo com gestores
Um dos temas centrais do evento foi a Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que regulamenta o direito de sindicalização, negociação coletiva e direito de greve no serviço público. Rodinei Rosseto, Secretário-Geral da CESP Central e dirigente da CSPB, destacou a necessidade de uma regulamentação ampla que assegure liberdade sindical.
Para o presidente da CESP Central de Sergipe e dirigente da CSPB, Sérgio Tavares, “Esse Congresso basicamente é para definir estratégia para esse ano e para podermos avançar no meio sindical. Os sindicatos realmente passam por uma dificuldade terrível aqui no estado de Sergipe e em todo o país. Então reunimos vários representantes para discutirmos as melhores e mais estratégicas ações do movimento sindical para este ano aqui no Brasil”, informou.
Além disso, o Congresso promoveu debates sobre a importância do diálogo com gestores públicos. Thyago Silva, Secretário de Planejamento e Gestão de Aracaju, ressaltou a abertura da Prefeitura Municipal para negociações com sindicatos, enquanto José Cláudio Barreto, do Ministério do Trabalho, enfatizou a necessária parceria com entidades sindicais.
Expansão e organização da luta sindical
Lílian Fernandes, Presidente Nacional da CESP Central, destacou os avanços da entidade, que já está presente em 15 estados, com planos de expansão para todo o país. "A partir deste Congresso, vamos intensificar a organização dos servidores públicos em todos os estados, garantindo uma representação forte e unificada", afirmou.
O III CONCESP consolida-se como um espaço estratégico para o movimento sindical, reforçando a articulação nacional em defesa dos direitos dos servidores públicos. A CSPB, como uma das principais representantes da categoria e parceira de primeira hora das ações da CESP Central, reafirmou seu papel nessa luta, promovendo diálogo e ações conjuntas em prol dos trabalhadores.
Confira mais detalhes sobre as resoluções do congresso nas plataformas e redes sociais da CESP Central
Secom/CSPB com informações da reportagem de Mira Marques, para a TV Atalaia de Sergipe
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB denuncia sabotagem e tomará providências após retirada do PL 1893/2026 da pauta da Câmara (4489 views • 12/08/2026)
02
CSPB celebra vinculação do Sindsprev-RJ e amplia força na defesa dos serviços públicos (4480 views • 13/08/2026)
03
CSPB e Centrais Sindicais avançam no diálogo com o PL para destravar votação do PL 1893/2026 (4267 views • 20/08/2026)
04
CSPB une forças pelo fim da contribuição previdenciária de aposentados e reafirma apoio à ‘Carta de Brasília’ (4266 views • 14/08/2026)
05
SC: No II Encontro Jurídico da NCST-SC e Fetramesc, CSPB destaca Negociação Coletiva e atuação sindical (4265 views • 17/08/2026)
06
Movimentos preparam o 30/8, Dia Nacional de Mobilização pelo Fim da Escala 6×1 (3991 views • 19/08/2026)
07
Clã Bolsonaro deve responder por alta traição e lesa-pátria, diz chanceler (3956 views • 10/08/2026)
08
Lula dá largada à campanha de 2026 com soberania no centro da disputa (3955 views • 17/08/2026)
09
Lula chega à campanha com mais de 10 milhões de novos empregos formais (3907 views • 18/08/2026)
10