Notícias nos Estados
Publicado: 17/07/2025 | 12:22
GO: Presidente da CSPB participa de debate sobre Reforma Administrativa em evento do Sint-IFESGO

João Domingos teme proposta como "precária e privatista" e defende estabilidade e negociação coletiva para servidores
João Domingos teme proposta "precária e privatista" e defende estabilidade e negociação coletiva para servidores

O presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil - CSPB, João Domingos Gomes dos Santos, participou nesta quarta-feira (16/07) de um debate híbrido promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior de Goiás (Sint-IFESGO). O evento discutiu possíveis impactos da Reforma Administrativa no serviço público e nas instituições federais de ensino, reunindo participantes presenciais e online.
Clique AQUI e assista à íntegra do debate
Defesa do serviço público
João Domingos avalia que a reforma, se mal conduzida, pode ameaçar a profissionalização do setor, destacando a influência de grupos privados, como FIESP e a Confederação Nacional do Comércio, na elaboração do texto. "É uma proposta que vem recebendo contribuições de quem não conhece a realidade do serviço público", afirmou o líder da CSPB, citando o risco de precarização e corrupção com a contratação em massa de temporários – que já representam 52% dos funcionários em municípios, segundo estudo do IPEA.
Além disso, João Domingos criticou eventual viés punitivo da avaliação de desempenho proposta, que desconsidera a análise de gestores e normas. "A estabilidade não é um privilégio, mas uma garantia para o funcionamento do Estado e a segurança da população", reforçou.
Reivindicações e mobilização contra o retrocesso
A CSPB defende uma reforma que inclua:
- Negociação coletiva para servidores;
- Política de saúde e segurança no trabalho;
- Sistema de qualificação profissional, similar ao "Sistema S" do setor privado.
Como estratégia de resistência, o presidente da CSPB destacou a importância de audiências públicas estaduais e da conscientização social: "Precisamos mostrar que a reforma, se mal formulada, não afetará apenas servidores, mas toda a população que depende de serviços públicos de qualidade".
O Sint-IFESGO reforçou o chamado à mobilização: "É hora de unir forças contra retrocessos que ameaçem a autonomia das universidades e a qualidade do ensino público". O evento integrou a programação da Paralisação Nacional das/os Técnico-Administrativas/os em Educação.
Secom/CSPB
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
Celebração ao Dia do Trabalhador na Câmara reforça unidade e mobilização no Congresso com foco em conquistas históricas (6521 views • 06/05/2026)
02
CSPB participa de reuniões estratégicas sobre o PL da Negociação Coletiva e reforça construção conjunta com relator André Figueiredo (6001 views • 07/05/2026)
03
Câmara aprova fim da escala 6x1 e CSPB reforça mobilização por vitória histórica no Senado (5511 views • 28/05/2026)
04
CSPB reforça protagonismo no Senado e cobra avanço da negociação coletiva no setor público (5304 views • 05/05/2026)
05
CSPB reforça protagonismo nacional na construção do PL da Negociação Coletiva e amplia articulação política em defesa dos servidores públicos (5303 views • 15/05/2026)
06
CSPB reforça apoio à Carreira Finalística do MTE e defende fortalecimento da mediação das relações de trabalho no Brasil (5171 views • 20/05/2026)
07
Ministério da Justiça convida servidores a participarem de pesquisa sobre gênero na Segurança Pública (5119 views • 12/05/2026)
08
Servidores endividados exigem mais empenho da classe política para o enfrentamento dessa anomalia social (5036 views • 27/05/2026)
09