Destaques, Notícias, Notícias Internacionais
Publicado: 29/07/2025 | 08:00
CSPB fortalece cooperação com Comitê Europeu em meio a nova ordem geopolítica e transição energética justa
.jpg)
Encontro em Brasília discutiu parcerias internacionais, fortalecimento do BRICS e projetos sociais para trabalhadores brasileiros
Encontro em Brasília discutiu parcerias internacionais, fortalecimento do BRICS e projetos sociais para trabalhadores brasileiros
.jpg)
A Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB participou, nesta segunda-feira (28/07), de uma reunião estratégica com o Comitê Econômico e Social Europeu (CESE) para avançar em uma cooperação internacional que visa a transição energética justa, o trabalho digno e a reconfiguração geopolítica e econômica global. O encontro, realizado em Brasília, contou com representantes de entidades sindicais e institutos de desenvolvimento humano.
Na ocasião, a CSPB apresentou propostas para fortalecer a cooperação entre blocos como BRICS, Mercosul e União Europeia, além de garantir que os benefícios dessa parceria cheguem aos trabalhadores e às comunidades mais carentes. Estiveram presentes o Presidente da CSPB, João Domingos Gomes dos Santos; o Diretor jurídico, Eduardo de Souza Maia; a Diretora de Assuntos do Ministério Público, Fanny Ferreira Melo; a Diretora de Políticas dos Profissionais de Educação e Cultura, Luciana Santos; a 2ª secretária, Lílian Fernandes; e o Conselheiro Consultivo da CSPB, Alison Souza.
Nova ordem mundial e fortalecimento do BRICS
.jpg)
O presidente da CSPB, João Domingos Gomes dos Santos, destacou a importância da parceria em um contexto de transformação global:
"Estamos diante de uma nova realidade geopolítica, em que a centralidade dos Estados Unidos já não é mais absoluta. O mundo se reorganiza em blocos como BRICS, União Europeia e Mercosul, e o Brasil tem a oportunidade de se projetar como protagonista nessa nova ordem. Essa cooperação com o CESE não se trata apenas de projetos pontuais, mas de uma iniciativa estratégica para construir um mundo sem hegemonias tirânicas, onde a justiça social e a sustentabilidade sejam pilares. Propusemos que essa articulação seja feita por meio do Conselho de Desenvolvimento Social e Econômico e Sustentável do Brasil (Conselhão), garantindo que os recursos e projetos cheguem de fato aos estados, municípios e pequenos produtores, e não fiquem concentrados apenas em grandes corporações."
Na oportunidade o presidente da CSPB também ressaltou a necessidade de diversificar a matriz energética brasileira, hoje dependente em 90% das hidrelétricas, e defendeu a energia fotovoltaica como alternativa viável. “A CSPB seguirá atuando como facilitadora entre governo, setor privado e sociedade”, afirmou Domingos.
Diálogo internacional e compromissos firmados

O Diretor jurídico da CSPB, Eduardo Maia, destacou a importância do encontro:
"Foi uma reunião muito produtiva, com o compromisso de todas as entidades se mobilizarem para garantir um acordo que possibilite o apoio da comunidade europeia aos temas de interesse dos trabalhadores e do movimento social. Estiveram presentes o presidente do CESE, Oliver Röpke, e o representante de Portugal, Carlos Silva, reforçando a importância dessa parceria."
A dirigente Fanny Melo ressaltou que o encontro foi um desdobramento de discussões iniciadas em Bruxelas:
"Hoje foi um passo importante para firmar parcerias entre o Comitê Europeu e os movimentos sindicais brasileiros, com foco em transição energética, trabalho digno e justiça social. O presidente João Domingos e toda a equipe da CSPB desempenharam um papel fundamental nessa articulação."
Luciana Santos, Diretora de Políticas dos Profissionais de Educação e Cultura, enfatizou o valor da cooperação internacional:
"Um encontro como esse é fundamental para alinhar estratégias e garantir que o Brasil esteja integrado a iniciativas globais de desenvolvimento sustentável e justiça social. A CSPB tem um papel essencial nessa mediação."
Já Lílian Fernandes, 2ª secretária da CSPB, destacou o compromisso com as populações mais vulneráveis:
"Nossa preocupação é que os resultados dessa parceria não fiquem apenas no nível institucional, mas cheguem de forma concreta à população mais carente, aos pequenos empresários e aos trabalhadores que mais precisam."
Próximos passos
O encontro resultou na formalização de uma agenda conjunta. A CSPB seguirá articulando com entidades sindicais, Federações e Centrais Sinidcais para consolidar projetos que garantam uma transição energética justa e inclusiva, além de fortalecer o posicionamento do Brasil no cenário internacional.
A reunião também marcou a preparação do presidente João Domingos para um novo diálogo no âmbito do Conselhão, com possível participação do presidente Lula, reforçando o compromisso da CSPB em ser uma ponte entre as demandas da base sindical e as políticas públicas nacionais e internacionais.
Clique AQUI e acesse mais fotos do encontro
Secom/CSPB
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB participa de reunião extraordinária do Instituto Servir Brasil e reforça unidade pela aprovação do PL 1893/2026 (5780 views • 07/07/2026)
02
CSPB intensifica articulação para construir consenso e viabilizar aprovação da negociação coletiva no serviço público (5452 views • 10/07/2026)
03
CSPB celebra avanço histórico da negociação coletiva e convoca mobilização nacional pela aprovação do PL 1893/2026 (5015 views • 02/07/2026)
04
CSPB repudia perseguição a dirigentes sindicais e anuncia reação política e jurídica em defesa da liberdade sindical (4930 views • 15/07/2026)
05
CSPB lança ‘Carta de Compromisso 2026’ para pautar a defesa do serviço público nas eleições (4814 views • 09/07/2026)
06
CSPB reforça articulação por consenso para viabilizar aprovação do PL da Negociação Coletiva (4728 views • 08/07/2026)
07
FMI reconhece fracasso das privatizações e aponta nova onda estatal (4644 views • 01/07/2026)
08
CSPB e Sindfazenda reforçam parceria em defesa dos servidores públicos e da negociação coletiva (4391 views • 02/07/2026)
09
Nota Técnica do MPT fortalece atuação dos sindicatos na fiscalização de contratos terceirizados (4328 views • 21/07/2026)
10