Destaques, Notícias
Publicado: 8/05/2026 | 13:00
Centrais Sindicais e CSPB intensificam mobilização nacional por redução da jornada e negociação coletiva no serviço público
.jpg)
Mais de 500 lideranças sindicais participaram de plenária virtual que definiu estratégias de pressão política no Congresso para garantir aprovação da redução da jornada sem redução salarial, do fim da escala 6x1 e da regulamentação da negociação coletiva no setor público
.jpg)
As Centrais Sindicais integrantes do Fórum das Centrais realizaram, nesta sexta-feira (08), uma ampla Plenária Virtual com participação de Confederações, Federações e Sindicatos de todo o país para alinhar estratégias de mobilização política e pressão parlamentar em defesa de pautas consideradas prioritárias para a classe trabalhadora brasileira.
A mobilização tem como foco principal a aprovação das Propostas de Emenda à Constituição que tratam da redução da jornada de trabalho sem redução salarial e do fim da escala 6x1 (PEC 221/19 e PEC 8/25), além do Projeto de Lei (PL 1893/2026), que regulamenta o direito à negociação coletiva dos trabalhadores do setor público, ligado à Convenção 151 da OIT.
Mais de 500 lideranças sindicais acompanharam a plenária e assumiram o compromisso de fortalecer imediatamente a articulação política nos estados e em Brasília para assegurar uma votação expressiva das matérias na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.
Durante a reunião, foram apresentadas ferramentas modernas de mobilização e monitoramento parlamentar, além de materiais de apoio que serão utilizados pelas entidades sindicais nas próximas semanas. Entre os instrumentos disponibilizados estão plataformas digitais de pressão parlamentar (https://napressao.org.br/), aplicativos para registro de visitas a deputados e senadores (https://centraissindicais.org.br/al/), roteiros de abordagem política, cartilhas técnicas e materiais gráficos para ações presenciais e digitais.
Clique AQUI e acesse a cartilha em defesa do fim da escala 6x1
A estratégia definida pelas Centrais Sindicais prevê uma grande ofensiva nacional entre os dias 09 e 24 de maio, com visitas a parlamentares nas bases eleitorais, mobilizações em locais de trabalho, panfletagens, assembleias, atividades em câmaras municipais e assembleias legislativas, além de presença permanente em Brasília durante o período decisivo das votações.
Clique AQUI e baixe o Mapeamento Parlamentar do Diap para consultar quais e como os parlamentares apoiam cada projeto, os que estão indecisos e os que rejeitam as propostas em favor da classe trabalhadora. O foco é fazer articulação junto aos indecisos
Diversos dirigentes sindicais ligados à base filiada da CSPB acompanharam atentamente a apresentação das estratégias e firmaram compromisso de ampliar o trabalho de convencimento político junto aos parlamentares de seus estados.
O presidente da CSPB, João Domingos Gomes dos Santos, reforça a necessidade de unidade e reforço das ações das entidades sindicais em todo o país.
“Chegou a hora de intensificar a mobilização e transformar nossa organização em força política concreta dentro do Congresso Nacional. Precisamos iniciar imediatamente o diálogo com deputados e senadores em todos os estados para garantir uma aprovação confortável dessas propostas na Câmara e no Senado. Essa é uma luta histórica da classe trabalhadora e exige unidade, presença e pressão organizada”, convoca o líder sindical.
João Domingos também destaca que a regulamentação da negociação coletiva no serviço público representa uma conquista histórica para os servidores públicos brasileiros.
“A aprovação do PL 1893/2026 significa fortalecer o diálogo social, valorizar o serviço público e assegurar mais equilíbrio nas relações de trabalho no Estado brasileiro. A CSPB estará totalmente integrada a esse esforço nacional de mobilização”, concluiu.
Clique AQUI e acesse mais fotos da Plenária Virtual
Secom/CSPB
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB denuncia sabotagem e tomará providências após retirada do PL 1893/2026 da pauta da Câmara (4486 views • 12/08/2026)
02
CSPB celebra vinculação do Sindsprev-RJ e amplia força na defesa dos serviços públicos (4477 views • 13/08/2026)
03
CSPB e Centrais Sindicais avançam no diálogo com o PL para destravar votação do PL 1893/2026 (4262 views • 20/08/2026)
04
SC: No II Encontro Jurídico da NCST-SC e Fetramesc, CSPB destaca Negociação Coletiva e atuação sindical (4258 views • 17/08/2026)
05
CSPB une forças pelo fim da contribuição previdenciária de aposentados e reafirma apoio à ‘Carta de Brasília’ (4258 views • 14/08/2026)
06
Movimentos preparam o 30/8, Dia Nacional de Mobilização pelo Fim da Escala 6×1 (3987 views • 19/08/2026)
07
Clã Bolsonaro deve responder por alta traição e lesa-pátria, diz chanceler (3949 views • 10/08/2026)
08
Lula dá largada à campanha de 2026 com soberania no centro da disputa (3947 views • 17/08/2026)
09
Lula chega à campanha com mais de 10 milhões de novos empregos formais (3900 views • 18/08/2026)
10