Destaques, Notícias, Notícias Internacionais
Publicado: 10/06/2026 | 06:08
CSPB faz história na OIT e leva a voz dos servidores públicos da América Latina e do Caribe ao plenário da Conferência Internacional do Trabalho

Escolhida pela CLATE para pronunciamento oficial na 114ª CIT, entidade brasileira defende negociação coletiva, direito de greve, fortalecimento dos serviços públicos e solidariedade internacional

A Confederação dos Servidores Públicos do Brasil - CSPB vive um dos momentos mais importantes de sua trajetória institucional. Durante a 114ª Conferência Internacional do Trabalho (CIT), promovida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra, na Suíça, a entidade foi escolhida pela Confederação Latino-Americana e Caribenha de Trabalhadores Estatais - CLATE para representar oficialmente os servidores públicos de toda a América Latina e do Caribe em pronunciamento realizado no plenário do principal fórum mundial dedicado às relações de trabalho.
A histórica missão foi conduzida pelo presidente da CSPB e 1º vice-presidente da CLATE, João Domingos Gomes dos Santos, que levou à tribuna internacional uma mensagem em defesa dos direitos trabalhistas, da democracia, dos serviços públicos e da unidade do movimento sindical diante dos desafios contemporâneos.
Leia mais: CSPB ganha protagonismo internacional e leva ao plenário da OIT defesa da negociação coletiva no serviço público
Em seu discurso, João Domingos destacou a recente decisão da Corte Internacional de Justiça que reconheceu o direito de greve como proteção garantida pela Convenção nº 87 da OIT, considerada uma das mais importantes vitórias do movimento sindical internacional nas últimas décadas.
“Trata-se da confirmação de um princípio essencial: atentar contra o direito de greve é atentar contra um dos pilares fundamentais do Direito Internacional do Trabalho”, afirmou.
Ao abordar a realidade latino-americana, o dirigente alertou para o avanço de políticas que enfraquecem o setor público, reduzem direitos e comprometem os mecanismos de proteção social em diversos países da região.
Segundo ele, embora existam conquistas a celebrar, os trabalhadores enfrentam desafios cada vez mais complexos e interligados em escala global, exigindo respostas articuladas e fortalecimento das organizações representativas.
Leia mais: CLATE está presente na 114ª Conferência Internacional do Trabalho
Regulamentação da Convenção 151 é destaque brasileiro
João Domingos também ressaltou o momento histórico vivido pelo Brasil com o avanço das discussões para regulamentação da Convenção nº 151 da OIT, que trata da negociação coletiva no serviço público.
Após décadas de reivindicações do movimento sindical, a proposta ganha impulso no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, representando uma oportunidade concreta de ampliar direitos e fortalecer o diálogo entre Estado e servidores.
“A negociação coletiva não é apenas mais um direito. Ela é o mecanismo que transforma conflitos em diálogo, reivindicações em acordos e direitos em realidade concreta”, enfatizou.
Tecnologia deve servir às pessoas, não substituí-las
Outro tema central da intervenção da CLATE foi o impacto das transformações tecnológicas sobre o mundo do trabalho e sobre os serviços públicos.
João Domingos reconheceu a importância da inovação, da inteligência artificial e da digitalização, mas alertou para a necessidade de preservar a dimensão humana que caracteriza o atendimento público.
“Quem procura um hospital, uma escola ou qualquer serviço público não busca apenas uma resposta técnica. Busca acolhimento, respeito e dignidade”, declarou.
Para o dirigente, a modernização do Estado deve estar associada ao fortalecimento dos serviços públicos e à valorização dos trabalhadores responsáveis por garantir direitos à população.
Unidade sindical e solidariedade internacional
A fala também destacou os esforços de integração das organizações representativas dos trabalhadores estatais da região. João Domingos citou a construção de uma frente de atuação conjunta entre CLATE, ISP e UIS para enfrentar desafios comuns relacionados à defesa dos serviços públicos.
A iniciativa demonstra, segundo ele, que a cooperação internacional continua sendo um instrumento fundamental para a proteção dos direitos sociais e trabalhistas.
“Essa experiência reafirma um princípio fundamental: a solidariedade internacional de classe continua sendo uma das maiores forças do movimento sindical”, afirmou.
Leia mais: João Domingos: "Lutar vale a pena"
Defesa da democracia e combate à desinformação
Em sua mensagem ao plenário da OIT, o presidente da CSPB também chamou a atenção para os riscos provocados pela disseminação de notícias falsas, pela manipulação de narrativas e pela crescente desinformação que afeta sociedades em todo o mundo.
Para ele, a defesa do trabalho decente passa necessariamente pela valorização da informação de qualidade, do diálogo democrático e do compromisso com os fatos.
Ao encerrar sua participação, João Domingos transmitiu uma mensagem de esperança baseada na experiência brasileira de resistência e conquista de direitos.
“A experiência brasileira demonstra que nenhuma luta legítima é inútil desde que façamos as escolhas certas. As gerações passam, mas os direitos conquistados permanecem”, destacou.
A participação da CSPB no plenário da 114ª Conferência Internacional do Trabalho representa um reconhecimento internacional da atuação da entidade e reforça o protagonismo do sindicalismo brasileiro nos debates globais sobre democracia, justiça social, negociação coletiva, direito de greve e fortalecimento dos serviços públicos.
Com a voz dos servidores públicos da América Latina e do Caribe ecoando na principal tribuna mundial do trabalho, a CSPB consolida sua presença no cenário internacional e reafirma seu compromisso histórico com a defesa dos trabalhadores e da cidadania.
“Lutar vale a pena. Por isto lutaremos sempre.”
Clique AQUI e acesse a íntegra do discurso do presidente da CSPB na tribuna da OIT
Secom/CSPB
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
Câmara aprova fim da escala 6x1 e CSPB reforça mobilização por vitória histórica no Senado (5562 views • 28/05/2026)
02
CSPB reforça protagonismo nacional na construção do PL da Negociação Coletiva e amplia articulação política em defesa dos servidores públicos (5323 views • 15/05/2026)
03
CSPB reforça apoio à Carreira Finalística do MTE e defende fortalecimento da mediação das relações de trabalho no Brasil (5188 views • 20/05/2026)
04
Ministério da Justiça convida servidores a participarem de pesquisa sobre gênero na Segurança Pública (5139 views • 12/05/2026)
05
Servidores endividados exigem mais empenho da classe política para o enfrentamento dessa anomalia social (5075 views • 27/05/2026)
06
CSPB amplia diálogo com o MGI e defende participação das entidades na modernização do serviço público (5047 views • 22/05/2026)
07
Enfermagem em luta: Audiência na Câmara denuncia manobras e cobra implementação real do piso salarial da categoria (4982 views • 13/05/2026)
08
CSPB intensifica articulação no Congresso pelo fim da escala 6x1 sem redução salarial (4982 views • 27/05/2026)
09
CSPB faz história na OIT e leva a voz dos servidores públicos da América Latina e do Caribe ao plenário da Conferência Internacional do Trabalho (4569 views • 10/06/2026)
10