Notícias nos Estados
Publicado: 1/07/2026 | 05:36
MA: Relator solicita pauta de processo de conversão da Licença Prêmio
.jpg)
O Sindjus/MA aguarda que seja incluído o processo na Comissão de Regimento Interno e Procedimentos do TJMA, pelo presidente da Comissão, Desembargador Gervásio Protásio dos Santos Júnior
.jpg)
Como fruto das articulações do Sindicato dos Servidores da Justiça do Maranhão - Sindjus/MA junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA), o relator do processo, Desembargador Jamil de Miranda Gedeon Neto, publicou o seu relatório pedindo a inclusão na pauta da Comissão de Regimento Interno e Procedimentos do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA), do processo administrativo nº 43.950/2025 que trata da alteração do Art. 22-A, caput, da Lei Estadual nº 11.690/2022, sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos Servidores do Poder Judiciário do Maranhão, que amplia o limite de conversão em pecúnia da licença prêmio por assiduidade não gozada, de 45 (quarenta e cinco) dias para até 90 (noventa dias).
O Sindjus/MA aguarda que seja incluído o processo na Comissão de Regimento Interno e Procedimentos do TJMA, pelo presidente da Comissão, Desembargador Gervásio Protásio dos Santos Júnior.
“O processo em tramitação é de grande importância para a categoria, fruto da mesa de negociação no passado, feita com a gestão anterior do Tribunal de Justiça - exercício 2025. Sendo o único ponto ainda pendente para garantir a previsão de 90 dias, ou seja, apenas a alteração legislativa. O Sindjus/MA, bem como os servidores, esperam que a atual gestão cumpra o que foi pactuado com a gestão anterior, aprovando o projeto na Comissão e no órgão especial. Com o consequente envio para a Assembleia Legislativa, como forma de permitir a alteração da lei e assim a publicação de edital, possibilitando aos servidores do Poder Judiciário do Estado do Maranhão, a conversão dos 90 dias referente à licença prêmio, em pecúnia”, destacou o presidente do Sindjus/MA, George Ferreira.

Se aprovada a proposta defendida pelo Sindjus/MA, o servidor poderá receber em pecúnia toda a licença-prêmio não usada, ou seja, os 90 dias. Direito já adquirido por magistrados e magistradas do TJMA, que podem converter os 90 dias inteiros em pecúnia. Além de evitar que o TJMA acumule valores altos para pagar quando o servidor se aposentar ou sair do cargo, o servidor não precisa se ausentar por 90 dias, contribuindo para o bom funcionamento de setores hoje esvaziados, e de valorizar e melhorar a vida financeira do servidor que está na ativa.
“Considerando a natureza jurídica do direito à licença-prêmio por assiduidade, a simetria de tratamento, a necessidade de eficiência na gestão do passivo funcional e a observância aos princípios constitucionais da legalidade e da razoabilidade, entende-se plenamente justificada a alteração do art. 22-A, da Lei nº 11.690/2022 e do art. 1º da Resolução-GP n. 150/2024, para que se assegure aos servidores e servidoras do Poder Judiciário do Estado do Maranhão a conversão em 3 pecúnia da integralidade do período de licença-prêmio não usufruído, até o limite de 90 (noventa) dias por quinquênio”, cita texto do relatório enviado à Comissão pelo relator do processo Desembargador Jamil de Miranda Gedeon Neto.

Andamento do processo e articulação do Sindjus/MA
Na última terça-feira, 16 de junho de 2026, o presidente do Sindjus/MA George Ferreira e o diretor Financeiro Márcio Luís Andrade Souza estiveram em audiência com o Desembargador Jamil de Miranda Gedeon Neto, relator do Processo/Digidoc nº 43950/2025 para solicitar a inclusão na pauta da Comissão de Regimento Interno e Procedimentos do Tribunal do TJMA.
No dia 27 de maio de 2026, a Diretoria do Sindjus-MA também esteve em reunião com o Desembargador Gervásio Protásio, Presidente da Comissão de Regimento Interno e Procedimentos – TJMA, tendo na oportunidade, apresentado a proposta de conversão em pecúnia da Licença Prêmio de 45 para 90 dias, esclarecendo que a medida representa um reconhecimento justo pelos anos de dedicação ao Poder Judiciário.
A Diretoria do Sindjus/MA segue acompanhando a tramitação do processo no TJMA.
Fortaleça quem luta por você. Filie-se ao Sindjus/MA!
Fonte: Sindicato dos Servidores da Justiça do Maranhão - Sindjus/MA
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB faz história na OIT e leva a voz dos servidores públicos da América Latina e do Caribe ao plenário da Conferência Internacional do Trabalho (5379 views • 10/06/2026)
02
Urgência aprovada na Câmara amplia mobilização pela negociação coletiva no serviço público (4518 views • 10/06/2026)
03
Movimento ‘Vote Consciente’ mobiliza assessorias de comunicação para fortalecer representação do serviço público nas eleições de 2026 (4433 views • 15/06/2026)
04
CSPB ganha protagonismo internacional e leva ao plenário da OIT defesa da negociação coletiva no serviço público (4424 views • 09/06/2026)
05
CSPB fortalece cooperação internacional em missão da CLATE junto à Federação Russa de Sindicatos Independentes (4367 views • 19/06/2026)
06
FMI reconhece fracasso das privatizações e aponta nova onda estatal (4210 views • 01/07/2026)
07
CSPB leva pautas estratégicas dos servidores públicos à Assembleia dos Povos do Mundo, em Salvador (4202 views • 17/06/2026)
08
Articulação do clã Bolsonaro com EUA ameaça economia, Pix e soberania nacional (4187 views • 24/06/2026)
09
Live Sindest Santos/CSPB: Urgência do PL 1893/2026 fortalece mobilização nacional pela negociação coletiva no serviço público (4081 views • 16/06/2026)
10