Destaques, Notícias Publicado: 29/09/2026 | 03:58

CSPB e NCST reforçam protagonismo sindical no debate sobre reforma



Reunião entre João Domingos e Sônia Zerino debateu Reforma Sindical e seminário sobre autorregulação, marcado para outubro, em São Paulo



A Confederação dos Servidores Públicos do Brasil - CSPB recebeu, nesta segunda-feira (28/09), a presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores - NCST, Sônia Maria Zerino da Silva, para discutir o Projeto de Reforma Sindical e os temas que serão abordados no seminário que será realizado em São Paulo, nos dias 18 e 19 de outubro. O encontro terá como eixo central a autorregulação do movimento sindical.

Para o presidente da CSPB, João Domingos Gomes dos Santos, debates capazes de produzir impactos estruturais sobre o sindicalismo precisam, necessariamente, contar com a participação efetiva das entidades e lideranças que representam os trabalhadores.

“Qualquer tema que tenha impacto sobre o movimento sindical precisa ser debatido com a participação dos sindicalistas. Somos nós, dirigentes sindicais, que estamos na base, conhecemos a realidade das categorias e temos legitimidade para representar os trabalhadores nas decisões que dizem respeito ao futuro do sindicalismo”, afirmou.

João Domingos também defendeu a preservação da autonomia sindical como princípio fundamental para que as decisões do movimento expressem, de fato, os interesses dos trabalhadores dos setores público e privado.

“A autorregulação é um instrumento importante para assegurar que o movimento sindical tenha liberdade para construir suas próprias regras, prioridades e estratégias, sem interferências externas inadequadas. A autonomia sindical não é um privilégio das entidades: é uma garantia para que os trabalhadores tenham suas decisões respeitadas e plenamente representadas”, destacou.
 

Liderança feminina no sindicalismo

Durante o encontro, João Domingos também destacou a trajetória e a atuação de Sônia Zerino à frente da NCST, ressaltando a importância da presença feminina nos espaços de representação sindical.

“Sônia Zerino é uma grande líder sindical e uma referência de ativismo e compromisso com os trabalhadores. Sua presença na presidência da NCST é a prova viva de que o sindicalismo está muito bem representado quando uma mulher ocupa esse espaço, que ainda é restrito no universo da representação sindical. Sua liderança fortalece o movimento e amplia a nossa capacidade de enfrentar os desafios do presente e do futuro”, afirmou.

Sônia Zerino ressaltou a importância da construção coletiva para o debate sobre a Reforma Sindical e da preservação da autonomia das organizações representativas.

“Precisamos garantir que qualquer mudança que alcance o movimento sindical seja construída com a participação efetiva de quem vive o sindicalismo no cotidiano. A autorregulação é fundamental para preservar a autonomia das entidades e assegurar que as decisões sejam construídas pelos próprios trabalhadores e suas organizações representativas”, afirmou a presidente da NCST.

A reunião entre CSPB e NCST integra uma agenda de articulação sindical voltada ao fortalecimento da representação dos trabalhadores e à construção de propostas para o futuro do sindicalismo brasileiro. Em outubro, nos dias 18 e 19, lideranças sindicais estarão reunidas em São Paulo para aprofundar o debate sobre autonomia, autorregulação e participação das entidades sindicais nos processos de transformação da estrutura sindical brasileira.

 
Secom/CSPB