Destaques, Notícias, CONFERENCIA, Seminário e Posse, CLIPPING Publicado: 28/06/2013 | 14:23

III CONGRESSO DA NOVA CENTRAL UM MARCO NA HISTÓRIA

O III Congresso Nacional da Nova Central de Trabalhadores- NCST, encerra-se com a aprovação da pauta que irá nortear os trabalhos da entidade para os próximos quatro anos.







por Grace Maciel

O III Congresso Nacional da Nova Central de Trabalhadores- NCST, encerrou-se às 14h00, desta sexta-feira (28), com a aprovação da pauta que irá nortear os trabalhos da entidade para os próximos quatro anos. O encontro representa um marco na história da entidade por sua didática, organização, estrutura e deliberações.

O evento que durou quatro dias foi considerado pelos participantes como exemplo de organização e respeito pelos trabalhadores, já que todas as atividades desenvolvidas versaram sobre questões que correspondem ao trabalho decente e qualidade de vida dos trabalhadores, preocupação que a Nova Central vem lutando
de acordo com o previsto na Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho- OIT, tão defendida pelas entidades que compõe a NCST, destacando-se o envolvimento nesta luta, da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil- CSPB, na pessoa de seu presidente, João Domingos Gomes do Santos (dir. de Finanças da Nova Central).


Os temas dos grupos temáticos foram: seguridade social, desenvolvimento econômico com justiça social, meio ambiente, reforma agrária, terceirização, formação e capacitação político-sindical, segurança pública, copa do mundo e seus impactos aos trabalhadores, sistema sindical brasileiro, serviço público, mobilidade e transporte, trabalho decente, educação igualdade de oportunidade e combate a discriminação, saúde e segurança no trabalho. 

A discussão foi aprimorada na manhã de hoje com sugestões, acréscimos e medidas a serem tomadas em cada área de acordo com as teses defendida.

O presidente da Nova Central, reeleito e empossado durante o congresso, José Calixto Ramos expressou sua satisfação com o resultado obtido: "Eu estou muito satisfeito com o desempenho dos participantes. O resultado das ações para os próximos quatro anos, creio que será satisfatório"

Os trabalhos se iniciaram com a leitura de cada tese e logo após foram pontuadas e acrescentados alguns princípios a serem seguidos.

Tais teses guiarão uma série de cursos a serem desenvolvidos, com estudos aprofundados, como por exemplo, sobre o novo sindicalismo.
Acrescenta programas permanentes em formação continuada, inserção do movimento jovem, preparando para o futuro.

Os encaminhamentos também preveem formas de instigar o interesse por mais informações, incentiva o estudo e a leitura, para assim responder os desafios da atualidade. Outro item que merece destaque é a implantação de curso de igualdade às mulheres, criando condições, através de creches para  incentivar a participação feminina nas atividades de formação.

A plenária final constituiu o novo plano de ação da Nova Central para os próximos quatro anos.


Ouça  na Rádio CSPB:






Texto: Grace Maciel
Fotogradia: NCST
Publicado por: diretoria de Imprensa/CSPB