Destaques
Publicado: 19/09/2013 | 11:27
MP de desonera transporte público é aprovada em comissão mista do Congresso
O governo apresentou a MP numa tentativa de reduzir os reajustes das passagens de transporte público concedidos pelas prefeituras

por Valmir Ribeiro
Nesta quarta-feira (18), senadores e deputados aprovaram o relatório sobre a medida Provisória (MP) 617/2013, que zera as alíquotas da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e do Programa de Integração Social (PIS) tributadas a empresas de transporte coletivo urbano. O governo apresentou a MP numa tentativa de reduzir os reajustes das passagens de transporte público concedidos pelas prefeituras.
Pelo texto aprovado, as empresas de transporte público, ferroviário, rodoviário, metroviário e aquaviário de passageiros não terão mais que pagar essas contribuições sobre a receita.
Os empregadores do setor, pelo texto do projeto, serão obrigados a arcar com parte do pagamento do transporte dos funcionários toda vez que este valor exceder 6% do salário básico.
A medida que zera as alíquotas também estende os descontos para empresas de outros setores. Neste caso, apenas no mês de janeiro de 2014 as regras começam a valer, também, para empresas de transporte aéreo de carga e mala postal, de voos domésticos e internacionais de passageiros e de transporte marítimo de cargas de cabotagem e as que atendam a plataformas de exploração de gás e óleo.
O Diretor de Assuntos de Transporte da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), Nilton Borges Ramos, acredita que “a carga tributária brasileira é muito alta. Por isso, qualquer redução nessas cobranças de taxas pode ser benéfica se esses descontos forem repassados à população via diminuição do custo final das passagens. O governo federal reduziu o imposto de IPI para um a série de produtos como carros, cestas básicas e a população, infelizmente, não percebeu os benefícios dessas desonerações. O capitalismo, tradicionalmente, privatiza os lucros e socializa os custos. Juntos, governo e a sociedade civil precisam criar mecanismos para que essas desonerações sejam compartilhadas com o conjunto da sociedade”, disse.
A matéria segue para o plenário da Câmara dos Deputados e, se aprovada, retorna para votação no plenário do Senado.
Fonte: SECOM/CSPB com informações da Agência Brasil
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB denuncia sabotagem e tomará providências após retirada do PL 1893/2026 da pauta da Câmara (4501 views • 12/08/2026)
02
CSPB celebra vinculação do Sindsprev-RJ e amplia força na defesa dos serviços públicos (4488 views • 13/08/2026)
03
CSPB e Centrais Sindicais avançam no diálogo com o PL para destravar votação do PL 1893/2026 (4287 views • 20/08/2026)
04
SC: No II Encontro Jurídico da NCST-SC e Fetramesc, CSPB destaca Negociação Coletiva e atuação sindical (4282 views • 17/08/2026)
05
CSPB une forças pelo fim da contribuição previdenciária de aposentados e reafirma apoio à ‘Carta de Brasília’ (4279 views • 14/08/2026)
06
Movimentos preparam o 30/8, Dia Nacional de Mobilização pelo Fim da Escala 6×1 (4002 views • 19/08/2026)
07
Lula dá largada à campanha de 2026 com soberania no centro da disputa (3989 views • 17/08/2026)
08
Clã Bolsonaro deve responder por alta traição e lesa-pátria, diz chanceler (3974 views • 10/08/2026)
09
Lula chega à campanha com mais de 10 milhões de novos empregos formais (3929 views • 18/08/2026)
10