Notícias
Publicado: 17/12/2013 | 15:53
Operação para combater crimes contra o Fisco é deflagrada pela Receita e PF
Por meio da Operação Salt, os dois órgãos buscam apurar os indícios de crimes de falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, fraude, sonegação fiscal, formação de quadrilha e apropriação indébita de receita previdenciária.

Hoje (17), a Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram a Operação Salt, estruturada para combater organização criminosa suspeita de flagrar o Fisco. Salt, no idioma inglês significa sal. O nome faz referência ao principal ramo de atividades do grupo investigado.
Por meio da Operação Salt, os dois órgãos buscam apurar os indícios de crimes de falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, fraude, sonegação fiscal, formação de quadrilha e apropriação indébita de receita previdenciária.
Segundo a Receita, participam da operação 86 policiais federais e 38 servidores da Receita Federal nos estados da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, onde estão sendo cumpridos 21 mandatos de busca e apreensão em casas e empreendimentos ligados à organização criminosa.
De acordo com informações da Receita, a fraude consistiria na mobilização de “laranjas”, pessoas utilizadas para dar aparência de legalidade a atividades que infringem a lei. As investigações desbarataram um esquema em que “os laranjas” ocupavam cargos de direção na composição acionária das empresas. Estes, também eram utilizados em operações de criação e compra de empresas que só existem no papel, conhecidas como paper companies.
O esquema utilizava as paper companies para garantir o livre ingresso de receitas nos caixas dos grupo, já que as empresas reais estavam com seu faturamento judicialmente bloqueado e somavam mais de R$ 400 milhões inscritos em dívida ativa.
SECOM/CSPB com informações da Agência Brasil
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB participa de reunião extraordinária do Instituto Servir Brasil e reforça unidade pela aprovação do PL 1893/2026 (5802 views • 07/07/2026)
02
CSPB intensifica articulação para construir consenso e viabilizar aprovação da negociação coletiva no serviço público (5465 views • 10/07/2026)
03
CSPB celebra avanço histórico da negociação coletiva e convoca mobilização nacional pela aprovação do PL 1893/2026 (5030 views • 02/07/2026)
04
CSPB repudia perseguição a dirigentes sindicais e anuncia reação política e jurídica em defesa da liberdade sindical (4953 views • 15/07/2026)
05
CSPB lança ‘Carta de Compromisso 2026’ para pautar a defesa do serviço público nas eleições (4834 views • 09/07/2026)
06
CSPB reforça articulação por consenso para viabilizar aprovação do PL da Negociação Coletiva (4752 views • 08/07/2026)
07
Nota Técnica do MPT fortalece atuação dos sindicatos na fiscalização de contratos terceirizados (4716 views • 21/07/2026)
08
CSPB amplia articulação política e convoca servidores para audiência pública decisiva sobre a negociação coletiva no serviço público (4668 views • 23/07/2026)
09
FMI reconhece fracasso das privatizações e aponta nova onda estatal (4668 views • 01/07/2026)
10