Notícias nos Estados
Publicado: 14/10/2015 | 08:25
MA: GREVE - Sindjus ajuiza Mandado de Segurança contra corte de ponto dos servidores no Tribunal de Justiça
A direção do Sindjus entende que o movimento grevista é perfeitamente legal e pretende com essa medida cautelar evitar que o desconto arbitrário dos dias parados.
No primeiro dia da GREVE GERAL dos servidores do Poder Judiciário no Estado do Maranhão, o Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Maranhão (Sindjus-MA) ajuizou o Mandado de Segurança 51.639/2015 no Tribunal de Justiça (TJMA), visando obter a declaração de legalidade do movimento paredista e impedir o corte de ponto dos servidores que aderirem à greve pelo pagamento das perdas inflacionárias da categoria. O relator do processo será o desembargador Jorge Rachid.
O ajuizamento do mandado de segurança foi acompanhado pela diretoria do sindicato, pelo assessor jurídico Alcebiades Dantas, autor da peça inicial e por dezenas de servidores das comarcas do interior e da capital, que se encontravam em vigília na tenda do Sindjus-MA, montada como ponto de encontro na Praça Pedro II, na frente do Tribunal de Justiça, enquanto durar a greve geral da categoria.
A direção do Sindjus-MA entende que o movimento grevista é perfeitamente legal e pretende com essa medida cautelar evitar que o desconto arbitrário dos dias parados, até o projeto de lei, seja enviado pelo Tribunal de Justiça para aprovação na Assembleia Legislativa e posterior sanção do governador do estado.
Prazos Processuais
O Sindjus-MA ainda solicitou à desembargadora Nelma Sarney, Corregedora de Justiça do TJMA, que durante o movimento de greve sejam suspensos os prazos processuais.
“A nossa intenção no movimento de greve não é prejudicar a população, apenas reivindicar nosso direito. Por isso, estamos pedindo a suspensão dos prazos processuais e esperamos uma resposta positiva o mais breve possível”, concluiu Aníbal Lins, Presidente do Sindjus-MA.
Segundo o secretário de comunicação do Sindjus-MA, Artur Filho, que percorreu as secretarias judiciais do Fórum "Desembargador Sarney Costa" da Comarca de São Luis, os servidores do Judiciário maranhense aderiram massivamente ao movimento de greve neste 1° dia. "A categoria atendeu ao chamado do Sindicato e está correspondendo positivamente com o seu engajamento na luta contra o congelamento dos seus salários e perdas inflacionárias de 6,3% ", declarou.
Na quarta-feira (14) a greve geral continua na capital e nas comarcas do interior do estado. Em São Luís, a concentração será em frente ao Tribunal de Justiça, a partir das 8h.
Fonte: Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Maranhão Sindjus-MA
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB denuncia sabotagem e tomará providências após retirada do PL 1893/2026 da pauta da Câmara (4487 views • 12/08/2026)
02
CSPB celebra vinculação do Sindsprev-RJ e amplia força na defesa dos serviços públicos (4477 views • 13/08/2026)
03
CSPB e Centrais Sindicais avançam no diálogo com o PL para destravar votação do PL 1893/2026 (4262 views • 20/08/2026)
04
CSPB une forças pelo fim da contribuição previdenciária de aposentados e reafirma apoio à ‘Carta de Brasília’ (4259 views • 14/08/2026)
05
SC: No II Encontro Jurídico da NCST-SC e Fetramesc, CSPB destaca Negociação Coletiva e atuação sindical (4258 views • 17/08/2026)
06
Movimentos preparam o 30/8, Dia Nacional de Mobilização pelo Fim da Escala 6×1 (3987 views • 19/08/2026)
07
Clã Bolsonaro deve responder por alta traição e lesa-pátria, diz chanceler (3949 views • 10/08/2026)
08
Lula dá largada à campanha de 2026 com soberania no centro da disputa (3947 views • 17/08/2026)
09
Lula chega à campanha com mais de 10 milhões de novos empregos formais (3901 views • 18/08/2026)
10