Notícias nos Estados Publicado: 16/10/2015 | 14:52

DF: Greve simultânea de 33 categorias é fato inédito na capital da República

Sindicatos reivindicam pagamento dos reajustes. Governo se nega a pagar. Diversos serviços públicos, inclusive essenciais, encontram-se paralisados.

 








por Valmir Ribeiro




A Confederação dos Servidores Públicos do Brasil - CSPB, participa e apóia as reivindicações dos servidores públicos do Distrito Federal. Os trabalhadores do setor público da capital federal, seguem mobilizados contra a perda de direitos e de salários. Os servidores brasilienses denunciam que o atual governo segue sucateando os serviços públicos com enxugamento do quadro de pessoal, aumentando impostos sem contrapartida social e retirando direitos trabalhistas assegurados em lei, como o reajuste salarial conquistado por diversas categorias.



Ancorado na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o Governo do Distrito Federal (GDF), segue o quê os sindicalistas apontam como "cartilha neoliberal". Uma gestão que, na verdade, visa transferir dinheiro público para bancos privados, cuja meta passa a ser atingida a partir da redução dos serviços públicos e aumento de novas formas de arrecadação a penalizar, também, a população local. O governador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), denunciam os sindicalistas, se recusa a, até mesmo, apresentar uma contraproposta às categorias.



Isso tudo ocorre após reposições salariais, concedidas no governo anterior, terem sido, estranhamente, questionadas judicialmente pelo Ministério Público do DF. Os sindicatos, numa vitória histórica, conseguiram, junto aos desembargadores do TJDFT, a votação de 17 votos a zero a favor dos servidores. Os magistrados compreenderam, após intensa análise do processo, que os aumentos salariais concedidos foram justos e legais.



Milhares de servidores se reuniram em assembleia, em frente a Catedral de Brasília, para definirem os rumos do movimento grevista. Os manifestantes percorreram a Esplanada dos Ministérios e, em frente ao Congresso Nacional, de mãos dadas, cantaram o Hino Nacional Brasileiro, num gesto simbólico em defesa da capital federal.



 


Deliberações



Na próxima quinta-feira, às 14h00, em frente ao Palácio do Burití - sede do governo -  o movimento sindical organizado dos servidores públicos do Distrito Federal, em nova assembleia, vai encaminhar duas ações contra o governador Rollemberg: uma por crime de responsabilidade e outra improbidade administrativa. O encaminhamento foi aprovado por unanimidade entre os manifestantes.







Clique na imagem baixo e assista a reportagem pela TV CSPB:













Secom/CSPB
 

Compartilhe essa notícia

Mais lidas dos últimos 30 dias