Notícias nos Estados
Publicado: 4/07/2016 | 08:34
PR: Fesmepar realiza Assembleia de Prestação de Contas
A reunião contou com a presença de representantes sindicais associados de todo o Paraná que discutiram e aprovaram por unanimidade o balanço financeiro.

A Federação dos Sindicatos de Servidores Públicos Municipais do Paraná- Fesmepar realizou na manha de 30 de junho (2016) Assembleia Geral Ordinária, na sede da Fesmepar em Curitiba, para apresentar a prestação de contas do período de julho de 2015 a junho de 2016 aos sindicatos filiados. A reunião contou com a presença de representantes sindicais associados de todo o Paraná.
O presidente da Fesmepar, Luiz Carlos Silva de Oliveira, agradeceu a presença de todos, ressaltando a alegria da diretoria da Fesmepar em receber representantes de sindicatos de todo o Paraná. “Hoje é um dia muito importante, não somente por ser assembleia de prestação de contas, mas também pela apresentação do relatório anual das atividades realizadas pela Fesmepar junto aos sindicatos. É no dia-a-dia que enxergamos a força do trabalhador paranaense, hoje é um dia de revermos os trabalhos e analisarmos abertamente tudo o que foi realizado neste último ano.”
Falando sobre a luta da Fesmepar e das Centrais Sindicais, o vice-presidente da Fesmepar e presidente do Sindserv Londrina Marcelo Urbaneja, ressaltou que graças ao trabalho efetivo em busca da valorização dos servidores, foi adiada a conclusão do Fator 85/95, que entre muitos danos aos trabalhadores, dificulta a aposentadoria prolongando o período obrigatório de trabalho para que o trabalhador tenha direito ao recebimento do benefício. “As mudanças na previdência devem ser discutidas com a sociedade e com representantes dos trabalhadores de forma ampla e transparente, precisamos divulgar que o trabalho das federações e das centrais sindicais surtem efeitos a todos os trabalhadores brasileiro, assim como neste caso do Fator 85/95.”
Durante a reunião, foram apresentados pela diretora de finanças da Fesmepar, Sonia Maria Marchi, os relatórios de atividades e trabalhos realizados pela Fesmepar no período de julho de 2015 a junho de 2016,com apresentação dos gráficos que analisam a atuação da federação em todo o Estado do Paraná.
Como parte da pauta da reunião, o programador de sistemas Ricardo Groskiass, convidado pelo presidente da Fesmepar, apresentou o programa de cadastros adquirido pela federação para auxiliar o trabalho diário dos sindicatos no cadastro dos servidores filiados e demais trabalhos administrativos. O programa está disponível para todos os sindicatos filiados a Fesmepar,
O Secretário de Organização Sindical, Edilson Glovienka, expôs relatório do trabalho realizado pelos coordenadores regionais junto às bases sindicais em todo o Paraná durante o último ano. Também foi repassada a prévia da programação das próximas atividades a serem realizadas pela Secretaria de Organização Sindical.
Jurídico
O assessor jurídico da Fesmepar, Aquile Anderle destacou a importância da regularização sindical junto ao MTE. “A legalização e regularização da documentação sindical deve ser prioridade na administração das entidades. A regularização é essencial para que o corpo jurídico consiga trabalhar em prol do sindicato.”
Também foi apresentado pela assessoria jurídica o andamento de ações em curso.
PLP 257/16
O Diretor Adjunto de Finanças, Fernando Hubner, apresentou os principais ítem contidos na PLP 257/16, que coloca em risco direitos básicos dos servidores públicos (federais, estaduais e municipais).
Entre as ameaças do PLP 257/16, Fernando Hubner destacou a suspensão dos concursos públicos, congelamento de salários, não pagamento de progressões e outras vantagens (como gratificações), destruição da previdência social e revisão dos Regimes Jurídicos dos Servidores.
“Tudo isso, associado ao aumento dos cortes no orçamento das políticas sociais para o pagamento da dívida pública, acarretará em danos irreversíveis ao funcionalismo público brasileiro de forma irreversível” disse Hubner.
Prestação de Contas
O balanço financeiro e patrimonial referente ao ano de 2015 foi apresentado pelo Assessor Contábil da Fesmepar, Jair Anderle, que expôs relatório detalhado das custas e rendimentos da entidade.
Aberto para discussão, o balanço financeiro foi aprovado por unanimidade dos votos.
Fonte: Federação dos Sindicatos de Servidores Públicos Municipais e Estaduais do Paraná -Fesmepar
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB participa de reunião extraordinária do Instituto Servir Brasil e reforça unidade pela aprovação do PL 1893/2026 (5782 views • 07/07/2026)
02
CSPB intensifica articulação para construir consenso e viabilizar aprovação da negociação coletiva no serviço público (5455 views • 10/07/2026)
03
CSPB celebra avanço histórico da negociação coletiva e convoca mobilização nacional pela aprovação do PL 1893/2026 (5018 views • 02/07/2026)
04
CSPB repudia perseguição a dirigentes sindicais e anuncia reação política e jurídica em defesa da liberdade sindical (4934 views • 15/07/2026)
05
CSPB lança ‘Carta de Compromisso 2026’ para pautar a defesa do serviço público nas eleições (4815 views • 09/07/2026)
06
CSPB reforça articulação por consenso para viabilizar aprovação do PL da Negociação Coletiva (4731 views • 08/07/2026)
07
FMI reconhece fracasso das privatizações e aponta nova onda estatal (4645 views • 01/07/2026)
08
Nota Técnica do MPT fortalece atuação dos sindicatos na fiscalização de contratos terceirizados (4404 views • 21/07/2026)
09
CSPB e Sindfazenda reforçam parceria em defesa dos servidores públicos e da negociação coletiva (4393 views • 02/07/2026)
10