Notícias
Publicado: 2/10/2018 | 07:34
Centrais a Mourão: direitos criam empregos e movem a economia
Sindicalistas repudiam declaração do vice de Bolsonaro contra 13º e adicional de férias. "Vamos entregar o controle do nosso país a pessoas com esse tipo de pensamento?"
Sindicalistas repudiam declaração do vice de Bolsonaro contra 13º e adicional de férias. "Vamos entregar o controle do nosso país a pessoas com esse tipo de pensamento?"
.jpg)
Oito centrais sindicais divulgaram nota nessa quinta-feira (27) repudiando declarações do general da reserva Hamilton Mourão (PRTB), candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro (PSL), pela extinção do 13º salário e do adicional de férias. Segundo Mourão, tratam-se de "jabuticabas", itens só existentes no Brasil.
"A fala do general Mourão contra direitos trabalhistas revela o que está por trás da candidatura de Bolsonaro: uma candidatura antissocial que deve ser repudiada por toda a classe trabalhadora brasileira!", afirmam as centrais.
As entidades dizem considerar "descabida, ofensiva e lamentável" a afirmação feita pelo vice de Bolsonaro. "Tais direitos, desdenhados por ele, foram conquistados após árduas batalhas travadas e constam nos direitos constitucionais."
"Vamos entregar o controle do nosso país a pessoas com esse tipo de pensamento?", questionam.
Confira a íntegra do documento:
Nota unitária das Centrais Sindicais
Em defesa do 13º salário, adicional de férias e dos direitos trabalhistas
A fala do general Mourão contra direitos trabalhistas revela o que está por trás da candidatura de Bolsonaro: uma candidatura antissocial que deve ser repudiada por toda a classe trabalhadora brasileira!
Consideramos descabida, ofensiva e lamentável a afirmação que o candidato a vice-presidente da República na chapa de Jair Bolsonaro (PSL), o general da reserva Hamílton Mourão (PRTB), fez nesta 4ª feira, 26, para empresários e representantes de associações e sindicatos patronais, em Uruguaiana, RS, sobre o 13º salário e o adicional de férias. Segundo ele: “Se a gente (sic) arrecada 12, como vamos pagar 13 (salários)?”. E ainda: “É complicado e é o único lugar (o Brasil) em que a pessoa entra em férias e ganha mais”.
Tais direitos, desdenhados por ele, foram conquistados após árduas batalhas travadas e constam nos direitos constitucionais. Ao contrário do que disse Mourão, direitos trabalhistas, como o 13° salário, geram empregos e movem a economia justamente porque nela inserem os trabalhadores.
Vamos entregar o controle do nosso País a pessoas com esse tipo de pensamento? Não foi para isto que os trabalhadores e as trabalhadoras lutaram tanto!
Não podemos aceitar, em hipótese alguma, a retirada dos nossos direitos, nem posicionamentos que diminuam o valor do nosso trabalho e que visam aprofundar a desigualdade social.
Vagner Freitas, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT)
Miguel Torres, presidente da Força Sindical
Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT)
Adilson Araújo, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB)
José Avelino (Chinelo), presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB)
José Calixto Ramos, presidente da Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST)
Edson Índio, secretário-geral da Intersindical
Atnagoras Lopes, da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas
Fonte: Rede Brasil Atual - RBA
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB participa de reunião extraordinária do Instituto Servir Brasil e reforça unidade pela aprovação do PL 1893/2026 (5844 views • 07/07/2026)
02
CSPB intensifica articulação pelo consenso e defende aprovação do PL 1893/2026 ainda neste ano (5626 views • 31/07/2026)
03
CSPB intensifica articulação para construir consenso e viabilizar aprovação da negociação coletiva no serviço público (5539 views • 10/07/2026)
04
CSPB repudia perseguição a dirigentes sindicais e anuncia reação política e jurídica em defesa da liberdade sindical (5068 views • 15/07/2026)
05
Nota Técnica do MPT fortalece atuação dos sindicatos na fiscalização de contratos terceirizados (4947 views • 21/07/2026)
06
CSPB lança ‘Carta de Compromisso 2026’ para pautar a defesa do serviço público nas eleições (4891 views • 09/07/2026)
07
CSPB amplia articulação política e convoca servidores para audiência pública decisiva sobre a negociação coletiva no serviço público (4836 views • 23/07/2026)
08
CSPB reforça articulação por consenso para viabilizar aprovação do PL da Negociação Coletiva (4789 views • 08/07/2026)
09
João Domingos participa de audiência pública que debaterá a aplicação da Lei do Descongela em todo o país (4394 views • 29/07/2026)
10