Notícias
Publicado: 7/05/2019 | 07:10
Fenafisco prestigia 20º Encontro do Fisco Gaúcho
Com o tema “A Crise da Federação: Cenários e Propostas”, a solenidade contou com presença de servidores fiscais tributários, autoridade, parlamentares e especialistas que abordaram assuntos como reforma da Previdência, federalismo fiscal, Lei Kandir e dívida pública.

O presidente da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital - Fenafisco, Charles Alcantara, participou na sexta-feira (3), da abertura do 20º Encontro do Fisco Estadual Gaúcho, evento realizado pelo Sindifisco-RS e Afisvec, em Bento Gonçalves-RS.
Com o tema “A Crise da Federação: Cenários e Propostas”, a solenidade contou com presença de servidores fiscais tributários, autoridade, parlamentares e especialistas que abordaram assuntos como reforma da Previdência, federalismo fiscal, Lei Kandir e dívida pública.
Na ocasião, Alcantara destacou a importância da Administração Tributária para a promoção de justiça fiscal e social, além de classificar a PEC 6/2019 (reforma previdenciária), como um instrumento que coloca o Brasil em estado de guerra. “O nosso País precisa de mais solidariedade, bem como o sistema Tributário necessita de mais justiça e igualdade” comentou.
Para o presidente do Sindifisco-RS, Celso Malhani, a inversão das prioridades entre as reformas por parte do Congresso agrava as desigualdades, e pune os mais pobres com a retirada de direitos. Para ele, a reforma tributária deveria estar em foco e não a da Previdência.
O presidente da Afisvec, Marcelo Ramos de Mello, falou da importância do Encontro do Fisco Estadual Gaúcho para a carreira dos auditores e lembrou das ações da Afisvec, em Brasília, juntamente com a Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas) e o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), ao elaborar sugestões de emendas para minimizar os efeitos da reforma da Previdência. Mello também criticou os impasses ocasionados pela Lei Kandir.
O secretário da Fazenda do RS, Marco Aurélio Santos Cardoso, em nome do governador do Estado, destacou o diálogo como fundamental para a realização de uma boa administração pública
Representando o prefeito de Bento Gonçalves, o secretário-adjunto de Finanças da cidade, Heitor André Tártaro, falou que os auditores são fundamentais para a recuperação dos estados e para a vida dos municípios.
O evento reuniu mais de 200 pessoas e consagrou a tradição.
Fonte: Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital - Fenafisco com informações Ascom Afiscvec
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB participa de reunião extraordinária do Instituto Servir Brasil e reforça unidade pela aprovação do PL 1893/2026 (5847 views • 07/07/2026)
02
CSPB intensifica articulação pelo consenso e defende aprovação do PL 1893/2026 ainda neste ano (5631 views • 31/07/2026)
03
CSPB intensifica articulação para construir consenso e viabilizar aprovação da negociação coletiva no serviço público (5542 views • 10/07/2026)
04
CSPB repudia perseguição a dirigentes sindicais e anuncia reação política e jurídica em defesa da liberdade sindical (5072 views • 15/07/2026)
05
Nota Técnica do MPT fortalece atuação dos sindicatos na fiscalização de contratos terceirizados (4960 views • 21/07/2026)
06
CSPB lança ‘Carta de Compromisso 2026’ para pautar a defesa do serviço público nas eleições (4893 views • 09/07/2026)
07
CSPB amplia articulação política e convoca servidores para audiência pública decisiva sobre a negociação coletiva no serviço público (4844 views • 23/07/2026)
08
CSPB reforça articulação por consenso para viabilizar aprovação do PL da Negociação Coletiva (4790 views • 08/07/2026)
09
João Domingos participa de audiência pública que debaterá a aplicação da Lei do Descongela em todo o país (4403 views • 29/07/2026)
10