Notícias
Publicado: 1/02/2021 | 09:51
Sinditamaraty: Decisão judicial garante pagamento da Residência Funcional
.jpg)
Ao publicar a Circular 114983, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) noticia o descumprimento de uma decisão judicial. Em 2015, o Sinditamaraty conseguiu na justiça a garantia de pagamento da Residência Funcional, sem atraso e sob pena de multa.
.jpg)
Ao publicar a Circular 114983, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) noticia o descumprimento de uma decisão judicial. Em 2015, o Sinditamaraty conseguiu na justiça a garantia de pagamento da Residência Funcional, sem atraso e sob pena de multa.
O anúncio da falta de recursos preocupa a todos. Por isso, o Sindicato já notificou o juízo nos termos da circular e reiterou o pedido de cumprimento da decisão judicial. Essas são medidas jurídicas, mas, além disso, a entidade solicitará que as autoridades do MRE cumpram integralmente o pagamento da RF, para que não haja qualquer prejuízo aos servidores.
Em entrevista ao jornal Metrópoles, o presidente do Sinditamaraty, João Marcelo Melo, destacou que o não é a primeira vez que os servidores têm problemas com pagamento do auxílio moradia no exterior.
João Marcelo também lamentou o fato de que todos os anos o orçamento do Itamaraty sofre consideráveis cortes. Isso fatalmente prejudica o Serviço Exterior Brasileiro.
A Circular diz o seguinte: “Diante da evidência de que não haverá recursos suficientes para a quitação integral dessas despesas, será realizado o pagamento total da remuneração dos contratados locais, das despesas essenciais ao funcionamento da Secretaria de Estado e o pagamento das residências funcionais no exterior priorizando-se, neste último caso, os servidores de categorias de menor hierarquia funcional e os valores menores. “
Segundo o próprio MRE, a falta de recursos será sanada apenas com a Aprovação do Orçamento Geral da União, pelo Congresso Nacional.
Fonte: Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores - Sinditamaraty
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB intensifica articulação pelo consenso e defende aprovação do PL 1893/2026 ainda neste ano (5672 views • 31/07/2026)
02
CSPB intensifica articulação para construir consenso e viabilizar aprovação da negociação coletiva no serviço público (5546 views • 10/07/2026)
03
CSPB reforça mobilização nacional para garantir a implementação da Lei do Descongela em audiência pública na Câmara (5200 views • 05/08/2026)
04
CSPB repudia perseguição a dirigentes sindicais e anuncia reação política e jurídica em defesa da liberdade sindical (5073 views • 15/07/2026)
05
Nota Técnica do MPT fortalece atuação dos sindicatos na fiscalização de contratos terceirizados (4986 views • 21/07/2026)
06
CSPB lança ‘Carta de Compromisso 2026’ para pautar a defesa do serviço público nas eleições (4897 views • 09/07/2026)
07
CSPB amplia articulação política e convoca servidores para audiência pública decisiva sobre a negociação coletiva no serviço público (4855 views • 23/07/2026)
08
João Domingos participa de audiência pública que debaterá a aplicação da Lei do Descongela em todo o país (4410 views • 29/07/2026)
09