Notícias nos Estados
Publicado: 4/10/2021 | 08:40
PR: Fesmepar participa de ato público contra Medida que autoriza o autoatendimento nos postos de combustíveis

Caso seja aprovada, a mudança da Lei Federal pode causar o desemprego de aproximadamente 5 mil pessoas na região Oeste
Caso seja aprovada, a mudança da Lei Federal pode causar o desemprego de aproximadamente 5 mil pessoas na região Oeste

Diretores da Fesmepar e de sindicatos da Região Oeste do Paraná participaram nesta quinta-feira (30/9), de manifesto organizado pelo Sindepospetro – Sindicato dos Frentista de Cascavel e Região, contra a emenda parlamentar 18 da MP 1063 que anula em todo o país a Lei Federal 9.956/2000, que proíbe o autoatendimento e manuseio de bombas de combustíveis pelo próprio consumidor.
O presidente do Sindepospetro – Antônio Vieira Martins o “Toninho”, frisa que a medida irá causar desemprego imediato destes trabalhadores, piorando o quadro de desemprego em todo o país.
“Nós temos 500 mil trabalhadores em todo Brasil, cinco mil na nossa região e 800 em Cascavel. Nós estamos lutando em Cascavel e em todo Brasil, estamos falando com os deputados federais, e pedindo para que seja contra, para manter o que temos aqui.”
O presidente da Fesmepar, Luiz Carlos Silva de Oliveira, participou do ato junto à diretora de finanças da Fesmepar Sonia Marchi e falou da luta que os trabalhadores de todas as categorias vem enfrentando no país.
.jpg)
“É inegável o período turbulento que o trabalhador brasileiro tem enfrentado, assim como os frentistas, nós servidores públicos, também estamos em uma luta em defesa dos nosso direitos e pela manutenção de um serviço público de qualidade. Estamos hoje participando deste ato organizado pelo Sindepospetro na defesa do emprego destes trabalhadores e também, pela manutenção do serviço público do nosso país, nos posicionando mais uma vez contra a PEC32/20 – Reforma administrativa. A luta pelo trabalhador está unificada, e é somente com a união que conseguiremos nos manter firmes e trabalhando por um país que inclua todo o povo brasileiro”, disse Luiz Carlos.
A extinção da profissão de frentista possui o potencial de desempregar 500 mil trabalhadores, segundo notícia publicada no jornal O Dia, sem criar nenhum tipo de absorção desta mão de obra, ou sequer pensar em algum modelo paulatino para que os trabalhadores possam se adaptar à nova realidade.
A campanha contra a Emenda está sendo realizada em todo o país, mobilizando frentistas e população.

Também participaram do ato o presidente da UGT- Paraná Paulo Rossi; a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Capitão Leônidas Marques – SISMUCAP Terezinha de Oliveira, além de servidores públicos e frentistas de Cascavel e Região.
Fonte: Federação dos Sindicatos de Servidores Públicos Municipais e Estaduais do Paraná - Fesmepar
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB celebra vinculação do Sindsprev-RJ e amplia força na defesa dos serviços públicos (4512 views • 13/08/2026)
02
CSPB e Centrais Sindicais avançam no diálogo com o PL para destravar votação do PL 1893/2026 (4306 views • 20/08/2026)
03
SC: No II Encontro Jurídico da NCST-SC e Fetramesc, CSPB destaca Negociação Coletiva e atuação sindical (4303 views • 17/08/2026)
04
CSPB une forças pelo fim da contribuição previdenciária de aposentados e reafirma apoio à ‘Carta de Brasília’ (4303 views • 14/08/2026)
05
Lula dá largada à campanha de 2026 com soberania no centro da disputa (4021 views • 17/08/2026)
06
Movimentos preparam o 30/8, Dia Nacional de Mobilização pelo Fim da Escala 6×1 (4019 views • 19/08/2026)
07
Lula chega à campanha com mais de 10 milhões de novos empregos formais (3964 views • 18/08/2026)
08
Emendas impositivas e orçamento secreto estão na mira de programa de Lula (3957 views • 13/08/2026)
09
Câmara aprova emenda que torna mais precisa definição de misoginia (3831 views • 14/08/2026)
10