Destaques, Notícias, Notícias Internacionais
Publicado: 26/09/2024 | 08:45
Frente Latino-americana e Caribenha de Trabalhadores Estatais e MGI acertam detalhes para participação conjunta do Congresso Internacional do CLAD

Dirigentes da CSPB representaram os interesses da Frente Latino-americana e Caribenha de Trabalhadores Estatais, formada pela CLATE, pela ISP, pela UIS e pela FSM, que tem como objetivo construir a unidade de ação entre todos os segmentos que organizam o movimento sindical dos servidores públicos no mundo. Este coletivo de organizações internacionais visa ter efetiva participação no Congresso da CLAD, que é uma entidade que tem como missão o debate sobre a transformação do Estado.
Dirigentes da CSPB representaram os interesses da Frente Latino-americana e Caribenha de Trabalhadores Estatais, formada pela CLATE, pela ISP, pela UIS e pela FSM, que tem como objetivo construir a unidade de ação entre todos os segmentos que organizam o movimento sindical dos servidores públicos no mundo. Este coletivo de organizações internacionais visa ter efetiva participação no Congresso da CLAD, que é uma entidade que tem como missão o debate sobre a transformação do Estado.

Dirigentes da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB) - representando a Frente Latino-americana e Caribenha de Trabalhadores Estatais – estiveram reunidos com a equipe designada pela Ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, nesta quarta-feira (26/09), para definir os detalhes da participação conjunta da entidade e o MGI no próximo Congresso Internacional do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD), que tem como missão o debate sobre a transformação do Estado. A Frente e o MGI irão debater o tema “Relações e Negociações do Trabalho no Serviço Público” no âmbito deste evento internacional.
A iniciativa (saiba mais) marca um importante passo para fortalecer a cooperação entre o governo brasileiro, lideranças sindicais e organismos internacionais. Dweck avalia como importante o diálogo entre governos e sindicatos para a construção de políticas públicas mais justas e eficientes para os servidores públicos.
O Congresso Internacional do CLAD será realizado no Brasil e reunirá representantes de governos latino-americanos e do Caribe, além de lideranças sindicais de diversas partes do mundo. A ocasião servirá para discutir temas como a transformação do Estado, a negociação coletiva e a valorização dos servidores públicos.
A Frente Latino-americana e Caribenha de Trabalhadores Estatais, formada pela CLATE (Confederação Latino-Americana e do Caribe de Trabalhadores Estatais), pela ISP (Internacional dos Serviços Públicos), pela UIS (União Sindical Internacional) e pela FSM (Federação Sindical Mundial), terá um papel central nesse evento. A Frente, que tem como objetivo unir os diferentes segmentos do movimento sindical dos servidores públicos, busca fortalecer a sua atuação na defesa dos direitos dos trabalhadores e na construção de um futuro mais justo para todos.
A CSPB, que teve forte participação na criação dessa Frente, celebra essa parceria com o governo e com os demais organismos internacionais. A confederação acredita que esse diálogo é fundamental para garantir a valorização dos servidores públicos e a melhoria dos serviços públicos para a população.
"Estamos muito satisfeitos com o resultado dessa reunião. Acreditamos que este Congresso será um marco para o debate sobre as políticas públicas na América Latina", afirmou presidente da CSPB, João Domingos Gomes dos Santos, que na oportunidade esteve acompanhado do Diretor de Relações Institucionais da CSPB, João Paulo Ribeiro “JP”.
Clique AQUI e acesse o Plano Estratégico do CLAD para a Gestão 2024/2026
Secom/CSPB
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB participa de reunião extraordinária do Instituto Servir Brasil e reforça unidade pela aprovação do PL 1893/2026 (5781 views • 07/07/2026)
02
CSPB intensifica articulação para construir consenso e viabilizar aprovação da negociação coletiva no serviço público (5453 views • 10/07/2026)
03
CSPB celebra avanço histórico da negociação coletiva e convoca mobilização nacional pela aprovação do PL 1893/2026 (5015 views • 02/07/2026)
04
CSPB repudia perseguição a dirigentes sindicais e anuncia reação política e jurídica em defesa da liberdade sindical (4932 views • 15/07/2026)
05
CSPB lança ‘Carta de Compromisso 2026’ para pautar a defesa do serviço público nas eleições (4814 views • 09/07/2026)
06
CSPB reforça articulação por consenso para viabilizar aprovação do PL da Negociação Coletiva (4729 views • 08/07/2026)
07
FMI reconhece fracasso das privatizações e aponta nova onda estatal (4644 views • 01/07/2026)
08
CSPB e Sindfazenda reforçam parceria em defesa dos servidores públicos e da negociação coletiva (4391 views • 02/07/2026)
09
Nota Técnica do MPT fortalece atuação dos sindicatos na fiscalização de contratos terceirizados (4367 views • 21/07/2026)
10