Destaques, Notícias
Publicado: 7/03/2023 | 07:01
8 de Março: Diretora de Mulheres da CSPB destaca importância de lutar por igualdade, paridade e respeito

Com a proximidade do Dia Internacional da Mulher, Katia Rodrigues reforça a necessidade de continuar perseguindo um mundo mais justo, fraterno e igualitário, aonde homens e mulheres possam viver em harmonia, em comunhão e em cooperação mútua
Com a proximidade do Dia Internacional da Mulher, Katia Rodrigues reforça a necessidade de continuar perseguindo um mundo mais justo, fraterno e igualitário, aonde homens e mulheres possam viver em harmonia, em comunhão e em cooperação mútua

por Kátia Rodrigues
O 8 de março é uma data marcada pela luta das mulheres em busca de igualdade, paridade e respeito.
Ao longo de toda história, nós mulheres sempre tivemos que lutar contra a exploração capitalista, racista e preconceituosa.
Muitas de nós carregamos a responsabilidade do sustento da família, do cuidado com os idosos, dos deficientes e muitas entre nós ainda carregam o peso extra da discriminação por serem mulheres negras, quilombolas, indígenas ou por sua orientação sexual.
Por isso esta data é tão valorosa para nós mulheres. Devemos lembrar a sociedade sobre a importância da mulher dona de casa, da trabalhadora rural e dos campos, da artesã, da motorista, policial, metalúrgica, advogada, servidora pública, entre tantas outras.
Precisamos mostrar ao poder público a importância da Casa da Mulher Brasileira; de delegacias 24hs em todos os Estados; de políticas voltadas às mulheres e meninas; a política do salário igual para trabalho igual; a valorização da profissional com formação e qualificação, que permite o acesso ao mercado de trabalho e ampliação da renda; o combate massivo à violência física, moral e sexual por meio de campanhas e ações de conscientização; bem como a ratificação da Convenção 190 da OIT em nosso país. Com o governo anterior, nós mulheres fomos a parcela da sociedade mais prejudicada. Tentaram nos calar, mas nós mulheres, mais uma vez, levantamos a nossa voz e fomos às ruas para dizer que a Mulher fez, faz e sempre fará a diferença na sociedade.
Hoje temos esperança! Com a renovação do novo Ministério da Mulher e a construção de novas narrativas, já estão se desenhando importantes diálogos e debates. Por isso, como servidora pública e Diretora da Mulher da CSPB, acredito que todas nós, juntas e com muita luta, podemos vencer os obstáculos e conquistarmos a uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária.
Clique AQUI e acesse o Manifesto 8 de Março - Mulheres nas ruas em defesa da democracia! Punição para racistas e golpistas!

* Kátia Rodrigues é Diretora de Mulheres da CSPB
Secom/CSPB
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB denuncia sabotagem e tomará providências após retirada do PL 1893/2026 da pauta da Câmara (4492 views • 12/08/2026)
02
CSPB celebra vinculação do Sindsprev-RJ e amplia força na defesa dos serviços públicos (4480 views • 13/08/2026)
03
CSPB e Centrais Sindicais avançam no diálogo com o PL para destravar votação do PL 1893/2026 (4269 views • 20/08/2026)
04
SC: No II Encontro Jurídico da NCST-SC e Fetramesc, CSPB destaca Negociação Coletiva e atuação sindical (4268 views • 17/08/2026)
05
CSPB une forças pelo fim da contribuição previdenciária de aposentados e reafirma apoio à ‘Carta de Brasília’ (4268 views • 14/08/2026)
06
Movimentos preparam o 30/8, Dia Nacional de Mobilização pelo Fim da Escala 6×1 (3994 views • 19/08/2026)
07
Clã Bolsonaro deve responder por alta traição e lesa-pátria, diz chanceler (3961 views • 10/08/2026)
08
Lula dá largada à campanha de 2026 com soberania no centro da disputa (3960 views • 17/08/2026)
09
Lula chega à campanha com mais de 10 milhões de novos empregos formais (3913 views • 18/08/2026)
10