Notícias nos Estados
Publicado: 20/08/2024 | 06:21
PR: Encontro de Sindicatos na Região Norte debate reforma administrativa e a PEC66, que trata das dívidas previdenciárias e precatórios dos municípios

A Fesmepar realizou na última sexta-feira (16/8) em Londrina, no Norte do Paraná, mais um Encontro de Sindicatos, que reuniu diretores e líderes sindicais de sindicatos de servidores municipais filiados à federação.

A Federação dos Sindicatos de Servidores Públicos Municipais e Estaduais do Paraná - Fesmepar realizou, na última sexta-feira (16/8), em Londrina, no Norte do Paraná, mais um Encontro de Sindicatos, que reuniu diretores e líderes sindicais de sindicatos de servidores municipais filiados à federação.
Realizado na sede do SINDSERV Londrina, os líderes sindicais puderam acompanhar exposição feita pelo Presidente da Fesmepar Luiz Carlos Silva de Oliveira; pelo Presidente do SINDSERV Londrina Fabio Molin, pelo diretor do SINDSERV Londrina e Presidente da UGT – Norte (União Geral dos Trabalhadores) Leonildo Guergolet e demais diretores, sobre temas que atingem diretamente a vida dos servidores públicos como é o caso da “reforma administrativa” (PEC32) e o parcelamento da dívida dos municípios e os riscos para os Regimes Próprios de Previdência Social dos Servidores Públicos (PEC66/23).
O presidente da Fesmepar ressaltou o empenho da entidade na luta pela aprovação da Convenção 151. “A Convenção 151 deve ser um compromisso do Governo Federal, o Grupo de Trabalho Interministerial já elaborou os estudos necessários, mas até o momento a proposta não foi entregue ao Congresso Nacional, vemos isso com bastante preocupação pois já estamos no segundo ano do atual Governo Federal, os servidores federais já realizaram 3 greves nacionais, e o funcionalismo público brasileiro ainda não pode contar com a Convenção. São pontos essenciais que lutamos para que sejam aprovados como a negociação coletiva, a liberação de dirigentes sindicais e o financiamento de entidades sindicais representativa dos trabalhadores”, disse Luiz Carlos.
Sobre a PEC32 – Reforma Administrativa, Luiz Carlos frisou a preocupação, pois ainda está em tramitação no Congresso Nacional a PEC que acaba com o serviço público (…) “se aprovada, irá precarizar o serviço público pois terceiriza serviços como a saúde; educação e segurança, que são essenciais para a população”.
Falando sobre a PEC 66 Fabio Molin destacou a apreensão quanto à aprovação da PEC66, frisando que a mesma foi elaborada sem avaliação necessária, pois (…) “cada município possui uma realidade financeira e orçamentaria, portanto, as novas regras não são justas pois encaixa todos os municípios em determinações que muitas vezes não poderão ser cumpridas”, disse.
A Diretora de Finanças da Fesmepar Sonia Marchi aproveitou o momento para agradecer ao apoio do SINDSERV Londrina na realização do Encontro fazendo um relado dos Encontros de Sindicatos que foram realizados em outras Regiões do Paraná e da busca da Fesmepar por levar informação aos diretores e líderes sindicais.
“Esse é o 4º Encontro de Sindicatos de 2024, já nos reunimos com sindicatos associados nas Regiões dos Campos Gerais; Sudoeste; Oeste e agora aqui no Norte do Paraná, ainda temos programado mais um em Curitiba que reunirá sindicatos da Região Metropolitana e Litoral, sempre com o mesmo intuito, o de além de levar informações, debater com vocês, diretores que estão a frente dos sindicatos e conhecer melhor a realidade de cada município e cada Regional”, disse Sonia Marchi.
Também foram abordados em mesa redonda as negociações junto a administração pública quanto a data base, Piso Salarial dos Professores e Piso Salarial da Enfermagem além das demandas administrativas.
Fonte: Federação dos Sindicatos de Servidores Públicos Municipais e Estaduais do Paraná - Fesmepar
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB e Centrais Sindicais avançam no diálogo com o PL para destravar votação do PL 1893/2026 (4312 views • 20/08/2026)
02
SC: No II Encontro Jurídico da NCST-SC e Fetramesc, CSPB destaca Negociação Coletiva e atuação sindical (4311 views • 17/08/2026)
03
CSPB une forças pelo fim da contribuição previdenciária de aposentados e reafirma apoio à ‘Carta de Brasília’ (4309 views • 14/08/2026)
04
Lula dá largada à campanha de 2026 com soberania no centro da disputa (4024 views • 17/08/2026)
05
Movimentos preparam o 30/8, Dia Nacional de Mobilização pelo Fim da Escala 6×1 (4023 views • 19/08/2026)
06
Lula chega à campanha com mais de 10 milhões de novos empregos formais (3972 views • 18/08/2026)
07
Câmara aprova emenda que torna mais precisa definição de misoginia (3842 views • 14/08/2026)
08
MEC oferece nove cursos gratuitos sobre IA para professores da educação básica (3708 views • 20/08/2026)
09
Servidor, você sabe identificar o que é assédio moral? (3693 views • 18/08/2026)
10