Notícias nos Estados
Publicado: 22/05/2018 | 07:57
MA: Conselho define minuta do Código de Ética do Sindjus
Foram definidas as cláusulas que provavelmente vão compor o documento e pontos importantes foram adaptados na minuta, que é resultado de proposições realizadas em reuniões presenciais e virtuais entre os seis membros do Conselho de Ética.
.jpg)
Membros do Conselho de Ética reuniram-se no último sábado (19) na Sede Administrativa do Sindjus-MA, para debater a minuta do Código de Conduta e Ética do Sindicato. Foram definidas as cláusulas que provavelmente vão compor o documento e pontos importantes foram adaptados na minuta, que é resultado de proposições realizadas em reuniões presenciais e virtuais entre os seis membros do Conselho de Ética. Esta foi a segunda reunião do Conselho que foi oficialmente instalado no último dia 16 de abril.
Conforme o atual Estatuto Social do Sindjus-MA, o Código terá a função de regulamentar as consultas, apuração e o julgamento dos procedimentos submetidos ao Conselho de Ética, assim como a delimitar infrações e punições.
Para o presidente do Conselho, Nonato Moraes, o trabalho de estruturação do Código de Conduta e Ética está sendo feito minuciosamente. “O código é um instrumento de penalidades para os membros que, por ventura, cometam práticas irregulares que não condizem com o exercício do serviço público. Por isso o cuidado em elaborar o documento, para que ele seja compatível e preciso de acordo com as situações que podem ocorrer”, enfatizou.
O Conselho de Ética do Sindjus-MA possui, ao todo, seis membros. São eles: o técnico judiciário da Comarca de Viana, Nonato Moraes; o analista judiciário de São Luís, Thiago Marley; o auxiliar judiciário da comarca de Caxias, Nivaldo Anderson dos Santos Ramos; a comissária de justiça da Infância e Juventude, Zaíra Maciel e Maciel; o auxiliar judiciário da 4ª Vara Cível de São Luís, Anísio Júnior e o auxiliar judiciário, da Comarca de Santa Inês, Rivaldo Fonseca. Desta reunião participaram, além do Presidente Nonato Moraes, os membros Zaíra Maciel e Rivaldo Fonseca.
A minuta do Código de Conduta e Ética do Sindjus-MA segue, agora, para análise e parecer do setor jurídico. Assim que houver parecer favorável sobre o trabalho realizado pelo Conselho, será convocada Assembleia Geral. O Estatuto Social do Sindjus-MA prevê que o Código de Ética só terá validade após deliberação em Assembleia Geral, com quórum de maioria simples, convocada especificamente para este fim.
Fonte: Sindicato dos Servidores da Justiça do Maranhão - Sindjus/MA
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB denuncia sabotagem e tomará providências após retirada do PL 1893/2026 da pauta da Câmara (4488 views • 12/08/2026)
02
CSPB celebra vinculação do Sindsprev-RJ e amplia força na defesa dos serviços públicos (4478 views • 13/08/2026)
03
CSPB e Centrais Sindicais avançam no diálogo com o PL para destravar votação do PL 1893/2026 (4263 views • 20/08/2026)
04
CSPB une forças pelo fim da contribuição previdenciária de aposentados e reafirma apoio à ‘Carta de Brasília’ (4262 views • 14/08/2026)
05
SC: No II Encontro Jurídico da NCST-SC e Fetramesc, CSPB destaca Negociação Coletiva e atuação sindical (4261 views • 17/08/2026)
06
Movimentos preparam o 30/8, Dia Nacional de Mobilização pelo Fim da Escala 6×1 (3987 views • 19/08/2026)
07
Lula dá largada à campanha de 2026 com soberania no centro da disputa (3952 views • 17/08/2026)
08
Clã Bolsonaro deve responder por alta traição e lesa-pátria, diz chanceler (3952 views • 10/08/2026)
09
Lula chega à campanha com mais de 10 milhões de novos empregos formais (3903 views • 18/08/2026)
10