Destaques, Notícias
Publicado: 1/03/2024 | 07:48
CSPB participa de maratona de reuniões pela regulamentação da Convenção 151 da OIT
.jpg)
Na terça-feira (27/02) dirigentes da entidade participaram de reunião do Dieese e do GT interministerial para a regulamentação da Convenção 151. CSPB defende que o governo encaminhe logo ao Congresso Nacional o Projeto de Lei das Centrais que regularmenta a negociação coletiva.
Na terça-feira (27/02) dirigentes da entidade participaram de reunião do Dieese e do GT interministerial para a regulamentação da Convenção 151. CSPB defende que o governo encaminhe logo ao Congresso Nacional o Projeto de Lei das Centrais que regularmenta a negociação coletiva
Na terça-feira (27/02), dirigentes da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB que integram o Grupo de Trabalho (GT) Interministerial pela regulamentação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), participaram do 9ª encontro coordenado pela Secretaria de Relações de Trabalho do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (SRT-MGI), que compreende 12 representantes de ministérios e 12 representantes dos servidores públicos de todo o país, representados pelas Centrais Sindicais. As reuniões bipartites deste GT se iniciaram em outubro de 2023, com discussões a respeito do estado atual da negociação coletiva no setor público em todo o país.
Na oportunidade os diretores da CSPB defenderam que o governo encaminhe o quanto antes ao Congresso Nacional o Projeto de Lei de consenso entre as Centrais Sindicais que regulamenta a negociação coletiva no setor público.
“A CSPB não medirá esforços para dar celeridade a este encaminhamento nas próximas reuniões do GT. Não é possível que uma proposta que já está acordada entre as Centrais Sindicais permaneça sem ser submetida à apreciação do Legislativo. O Brasil ratificou a Convenção 151 em 2010 - ainda no governo Lula - e a internalizou no governo Dilma em 2013, mas continua negligente com o compromisso de regulamentar seus dispositivos. Precisamos que essa pauta imprescindível avance e faremos todo o possível para contribuir com isso”, reforçou o Vice-presidente da CSPB, Lineu Mazano.
Sobre a 9ª reunião do GT pela regulamentação da Convenção 151
As Centrais Sindicais apresentaram uma proposta de Projeto de Lei de regulamentação da negociação coletiva, liberação de dirigentes sindicais para mandato classista e direito à greve no setor público, para somar aos esforços do governo de implementar uma regulamentação da negociação coletiva no setor público que seja abrangente e dialogue com as principais demandas dos servidores em todo o país.
Na reunião de 27 de fevereiro, o representante do MGI, José Lopes Feijó, afirmou que estão em curso entre os entes governamentais que participam do Grupo de Trabalho (GT), debates e revisões para apresentar, nas próximas reuniões, uma proposta consolidada do Projeto de Lei de regulamentação da negociação coletiva no setor público, a partir das contribuições feitas pela bancada sindical e pelas entidades convidadas nas reuniões do grupo de trabalho. Assim, espera-se que tal Projeto de Lei seja apreciado e debatido nas reuniões do Grupo de Trabalho que ocorrerão em 12 de março, 26 de março e 8 de abril.
Além disso, o governo acatou a proposta apresentada pelas Centrais Sindicais para debater com mais profundidade a regulamentação do direito de greve no setor público, assunto que foi objeto de muitos debates durante as reuniões do grupo de trabalho. Assim, foi criada uma Câmara Técnica que conta com participantes das bancadas governamental e sindical para discutir quais serviços públicos são atividades inadiáveis e, em casos de greve e paralisações, podem representar riscos à comunidade. Essa Câmara Técnica iniciará suas reuniões ainda essa semana, no dia 1º de março, com as reuniões seguintes a serem realizadas em 7, 15 e 22 do mesmo mês. Os resultados dessa Câmara serão incorporados ao documento final de regulamentação da negociação coletiva no setor público.
Secom/CSPB com informações das Centrais Sindicais integrantes do GT Iterministerial
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB denuncia sabotagem e tomará providências após retirada do PL 1893/2026 da pauta da Câmara (4491 views • 12/08/2026)
02
CSPB celebra vinculação do Sindsprev-RJ e amplia força na defesa dos serviços públicos (4480 views • 13/08/2026)
03
CSPB e Centrais Sindicais avançam no diálogo com o PL para destravar votação do PL 1893/2026 (4268 views • 20/08/2026)
04
SC: No II Encontro Jurídico da NCST-SC e Fetramesc, CSPB destaca Negociação Coletiva e atuação sindical (4267 views • 17/08/2026)
05
CSPB une forças pelo fim da contribuição previdenciária de aposentados e reafirma apoio à ‘Carta de Brasília’ (4267 views • 14/08/2026)
06
Movimentos preparam o 30/8, Dia Nacional de Mobilização pelo Fim da Escala 6×1 (3993 views • 19/08/2026)
07
Lula dá largada à campanha de 2026 com soberania no centro da disputa (3959 views • 17/08/2026)
08
Clã Bolsonaro deve responder por alta traição e lesa-pátria, diz chanceler (3959 views • 10/08/2026)
09
Lula chega à campanha com mais de 10 milhões de novos empregos formais (3910 views • 18/08/2026)
10