Notícias nos Estados
Publicado: 23/07/2020 | 08:54
BA: TJBA prorroga prazo de declaração de bens e rendas até próxima sexta

Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) prorrogou o prazo para envio da declaração de bens e rendas do ano-exercício 2020. Servidores e magistrados têm até o dia 31 de julho, próxima sexta-feira, para enviarem a declaração por meio de um formulário, disponível no sistema RH NET, ou enviar a autorização de acesso.

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) prorrogou o prazo para envio da declaração de bens e rendas do ano-exercício 2020. Servidores e magistrados têm até o dia 31 de julho, próxima sexta-feira, para enviarem a declaração por meio de um formulário, disponível no sistema RH NET, ou enviar a autorização de acesso. A decisão foi publicada nessa segunda-feira (20), através do Decreto Judiciário nº 408.
Os servidores ativos que tomaram posse neste ano e entregaram a declaração de bens no momento da posse, devem realizar o procedimento no Sistema RHNet, conforme estabelecido no Decreto Judiciário nº 146/2014. Já os servidores aposentados estão dispensados dessa obrigação.
Em alternativa ao formulário, poderá ser apresentada autorização de acesso, exclusivamente aos dados de bens e rendas, constantes das Declarações de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física e das respectivas retificações, apresentadas à Receita Federal, também disponível no RH Net. Os magistrados e servidores que em anos anteriores apresentaram a autorização, estão dispensados de nova apresentação.
Confira o passo a passo:
Para quem optar por incluir a Declaração de Bens e Rendas
Após realizar o login no RHNet, acesse o menu Deveres Funcionais > Bens e Valores e escolha a opção ‘Inclusão de Declaração de IR’. Na tela seguinte, selecione o ano corrente no campo ‘Declaração de Imposto de Renda’ e clique no botão ‘Escolher Arquivo’, para selecionar o arquivo, em formato PDF, da Declaração de Bens e Rendas, a mesma apresentada à Receita Federal. Depois, clique em enviar.
Aqueles que escolherem enviar a Declaração deverão renová-la anualmente no RHNet, conforme o Exercício Fiscal.
Para quem optar por enviar a Autorização de Acesso
Após realizar o login no RHNet, acesse o menu Deveres Funcionais
> Bens e Valores e escolha a opção ‘Inclusão de Autorização de Acesso’. Então, faça o download do formulário de autorização clicando em ‘Baixe a autorização para acesso dados Receita’.
Feito isso, imprima o formulário, assine uma cópia e digitalize. Em seguida, ainda na mesma página anterior, clique no botão ‘Escolher Arquivo’, para selecionar o documento digitalizado em formato PDF. Depois, é só clicar em enviar.
É importante lembrar que, uma vez enviada essa autorização, não há necessidade de atualizar nos anos seguintes.
Mais informações através do e-mail: [email protected]
Fonte: Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia - Sinpojud
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB denuncia sabotagem e tomará providências após retirada do PL 1893/2026 da pauta da Câmara (4487 views • 12/08/2026)
02
CSPB celebra vinculação do Sindsprev-RJ e amplia força na defesa dos serviços públicos (4477 views • 13/08/2026)
03
CSPB e Centrais Sindicais avançam no diálogo com o PL para destravar votação do PL 1893/2026 (4262 views • 20/08/2026)
04
CSPB une forças pelo fim da contribuição previdenciária de aposentados e reafirma apoio à ‘Carta de Brasília’ (4259 views • 14/08/2026)
05
SC: No II Encontro Jurídico da NCST-SC e Fetramesc, CSPB destaca Negociação Coletiva e atuação sindical (4258 views • 17/08/2026)
06
Movimentos preparam o 30/8, Dia Nacional de Mobilização pelo Fim da Escala 6×1 (3987 views • 19/08/2026)
07
Clã Bolsonaro deve responder por alta traição e lesa-pátria, diz chanceler (3949 views • 10/08/2026)
08
Lula dá largada à campanha de 2026 com soberania no centro da disputa (3947 views • 17/08/2026)
09
Lula chega à campanha com mais de 10 milhões de novos empregos formais (3901 views • 18/08/2026)
10